Zenaide critica Executivo por mais um corte de verbas para a educação

Da Rádio Senado | 05/10/2022, 18h47

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou decreto do governo federal que determina novo contingenciamento de recursos para os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), Zenaide destacou que serão R$ 147 milhões a menos para a educação pública, os quais, somados a outros cortes ao longo do ano, atingem um valor que chega a R$ 300 milhões.

— Nós estamos vendo o presidente da República [Jair Bolsonaro] "esmagar" a oportunidade de um estudante que não tem condições de pagar uma escola privada para ter um ensino público de altíssima qualidade. Tudo bem que, ao assumir, ele já proibiu a construção de novos campi, mas "esmagar" os que já existem é de uma crueldade difícil de perdoar — declarou.

Zenaide também apelou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que a Casa impeça a retirada de recursos da educação. E disse que é preciso "parar com o discurso" de que Bolsonaro é um defensor da família.

— Quem defende a família, mais uma vez, eu insisto, pais e mães de família, têm orgulho de ter seus filhos nos IFs [institutos federais de educação] porque sabem tratar-se de um ensino público de altíssima qualidade — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)