Senado aprova doação de 20 viaturas do Exército brasileiro ao Paraguai

Da Agência Senado | 04/10/2022, 19h49

O Senado aprovou nesta terça-feira (4) projeto que autoriza a doação de vinte caminhões militares MBB 1418, revitalizados pelo Exército brasileiro, para o Paraguai. O texto será encaminhado à sanção presidencial.

De autoria da Câmara dos Deputados, o PL 296/2022 recebeu voto favorável da senadora Soraya Thronicke (União-MS), relatora da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Os caminhões, fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, são usados para transporte de tropas. De acordo com Soraya Thronicke, essas viaturas estão sendo desativadas para uso do Exército brasileiro e serão úteis para o exército paraguaio.

“Essa circunstância é, sem dúvida, de interesse de ambos os países. O intercâmbio entre os respectivos Exércitos revela-se salutar tanto quanto o estreitamento da cooperação bilateral e o adensamento das relações entre os dois países no campo da defesa”, afirma a relatora em seu relatório.

As despesas para o traslado dos caminhões serão pagas pelo Paraguai, prevê o projeto (PL 9.007/2017, na Casa de origem).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)