Aprovada autorização de empréstimo de US$ 25 milhões a Criciúma (SC)

Da Agência Senado | 04/10/2022, 19h52

O Senado aprovou nesta terça-feira (4) mensagem que autoriza o município de Criciúma (SC) a contratar empréstimo externo no valor de até US$ 25 milhões do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com garantia da União. Os recursos financiarão parcialmente a segunda etapa do Projeto de Transporte e Mobilidade Urbana do município. A MSF 63/2022 foi aprovada na forma de Projeto de Resolução 46/2022, que segue para promulgação, e teve parecer favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC).

O empréstimo tem prazo total de pagamento de 180 meses, sendo 60 meses de carência e 120 meses de amortização.

O projeto a ser financiado tem por objetivo enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em Criciúma com a adequação da infraestrutura de mobilidade urbana e a redução das consequências dos alagamentos. Estão previstas, entre outras obras, a reabilitação de ruas e calçadas, a implantação de cerca de 2,5 km de ciclovias, a continuidade do desassoreamento do Rio Criciúma e a implantação de um parque ecológico.

Na discussão da matéria, Amin cumprimentou a prefeitura de Criciúma por ter alcançado o patamar que credencia o município a receber empréstimo de uma agência internacional.

— Esses investimentos serão muito importantes para garantir a infraestrutura urbana, especialmente a mobilidade, numa região que é muito ativa economicamente — salientou.

Após a aprovação do projeto, em votação simbólica, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também disse esperar que Criciúma faça bom uso dos recursos do empréstimo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)