Congresso apoia campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama

Da Comunicação Interna | 03/10/2022, 17h15 - ATUALIZADO EM 04/10/2022, 15h35

Começou no sábado (1º) a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês, as cúpulas do Senado e da Câmara serão iluminadas com a cor especial para chamar a atenção para a doença, que é responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres. O pedido partiu da procuradora especial da Mulher, senadora Leila Barros (PDT-DF), do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e do deputado Zacharias Calil (União-GO). 

Nesta quarta-feira (5), de 19h às 22h30, as torres e cúpulas do Congresso também recebem uma projeção especial com frases de conscientização sobre o câncer de mama e fotos da exposição Amor I Love You, que estará em cartaz na Senado Galeria. A ação partiu da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília — Recomeçar, apoiada pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado. 

A exposição Amor I Love You será inaugurada na próxima segunda-feira (10), data em que se celebra o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. No dia também haverá uma solenidade em homenagem ao Outubro Rosa, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, que deverá contar com a presença de senadores e deputados.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.

Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos. Por isso, é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.

Para prevenir a doença, também é importante praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, bem como evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)