Zenaide lamenta que LDO de 2023 não preveja aumento real do salário mínimo

Da Rádio Senado | 10/08/2022, 16h12

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) lamentou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 (Lei 14.436) não preveja aumento real do salário mínimo para o próximo ano. A lei foi sancionada pela Presidência da República nesta terça-feira (9).

Segundo Zenaide, a política econômica do governo é equivocada, uma vez que, sem dinheiro, o trabalhador não consome. Assim, o comércio não vende, a indústria não produz e o governo não arrecada.

A senadora também questionou a redução dos recursos destinados para a educação. De acordo com Zenaide, os institutos federais e universidades públicas terão menos dinheiro, o que revela o descaso do atual governo com o setor.

Nesse sentido, ela defendeu que o Congresso Nacional tenha um olhar diferenciado para os problemas da população, especialmente a parcela mais pobre, que sofre com o desemprego, a inflação, os juros altos e a fome.

— Eu rezo todos os dias para não deixar de me indignar, vendo um país rico como este, que alimenta 1 bilhão de pessoas no mundo e deixa 40 milhões com fome. Literalmente com fome. Eu não uso nem esse eufemismo de "insegurança alimentar". "Insegurança alimentar", gente, é fome mesmo — disse.

Zenaide ainda questionou o governo por se promover como defensor da família. Na opinião dela, quem realmente está preocupado com a família age de forma diferente e busca assegurar um teto, educação em tempo integral, acesso à saúde e à segurança.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)