CCT debate nesta quarta estratégias para lidar com desastres naturais

Da Agência Senado | 08/08/2022, 17h24 - ATUALIZADO EM 08/08/2022, 19h10

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) se reúne nesta quarta-feira (10), a partir das 11h, para debater avanços tecnológicos e inovações necessários à prevenção de desastres naturais em áreas urbanas ou turísticas. As melhorias devem ser aplicáveis à defesa civil e sua estrutura logística.

Para o senador licenciado Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que requereu a audiência pública, as mudanças climáticas em nível global e seus efeitos têm gerado significativo aumento nas ocorrências de desastres naturais. Ações humanas como o desmatamento e a ocupação de áreas sensíveis cooperam de maneira significativa para essas catástrofes.

De acordo com o parlamentar, a proposta da audiência pública é intensificar os estudos e debates das experiências em âmbito internacional e ressaltar os avanços e desafios em nível nacional, de forma a viabilizar a transferência de tecnologia e inovações ao Brasil no campo da gestão de risco de desastres. O senador destacou a importância, para os órgãos que lidam diretamente com as áreas sujeitas a problemas graves, da utilização de instrumentos de ponta e tecnologias de rastreamento voltadas ao monitoramento, diagnóstico e modelagem de informações que podem minimizar ou até mesmo evitar danos provocados por desastres naturais.

Foram convidados para o debate:

  • Regina Célia dos Santos Alvalá, representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; 
  • Edileuza de Melo Nogueira, representante do Sistema de Proteção da Amazônia do Ministério da Defesa;
  • Tiago Molina Schnorr, representante do Ministério do Desenvolvimento Regional;
  • Maria Luciene Dias de Melo, da Universidade Federal de Alagoas;
  • Sylvio do Carmo, presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Retardantes de Chama (Abichama);
  • representante do Ministério do Meio Ambiente;
  • representante da embaixada do Japão.

Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)