Congresso faz votos de pesar por mortes de Rouanet, cardeal Hummes e filho de Caiado

Da Agência Senado | 05/07/2022, 16h48

Ao abrir a sessão conjunta desta terça-feira (5), o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, apresentou votos de pesar pelas mortes do cardeal dom Cláudio Hummes, do diplomata e ex-secretário nacional da Cultura Sergio Paulo Rouanet e de Ronaldo Ramos Caiado Filho, filho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. 

Lamentando a morte do religioso, Rodrigo Pacheco lembrou que Hummes era próximo ao Papa Francisco e participou do conclave de 2013 que elegeu o argentino Jorge Mario Bergoglio ao comando da Igreja Católica. 

Dom Cláudio Hummes era arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo e morreu na segunda-feira (4), aos 87 anos, por causa de um câncer no pulmão.

O presidente do Congresso lamentou também a morte de Sergio Paulo Rouanet, ressaltando que foi o intelectual o grande responsável pela elaboração do projeto que deu origem à lei de incentivo à cultura que levou o nome dele. Em 1992, Rouanet assumiu a cadeira número 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL), antecedido por Francisco de Assis Barbosa.

O diplomata, ensaísta e antropólogo morreu vítima do avanço do Mal de Parkinson, aos 88 anos, no domingo (3). 

Rodrigo Pacheco ainda transmitiu solidariedade ao ex-senador e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que perdeu o filho no domingo (3). Ronaldo Caiado Filho morreu aos 40 anos, e a família não divulgou a causa da morte. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)