No Dia do Orgulho, senadores apoiam direitos da população LGBTQIA+

Da Agência Senado | 28/06/2022, 18h10

Nesta terça-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, vários senadores se manifestaram nas redes sociais para declarar solidariedade à comunidade LGBTQIA+, defender a diversidade e o respeito a essas pessoas e condenar a violência e o preconceito de que elas são vítimas.

O Dia do Orgulho foi incorporado ao calendário mundial em 28 de julho de 1969, em homenagem aos protestos contra as frequentes ações da polícia de Nova Iorque sobre o Bar Stonewall, que era um ponto de encontro do público LGBTQIA+ da cidade.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez uma série de publicações em sua conta no Twitter para questionar o preconceito e o ódio contra essa comunidade. Ele citou pesquisa do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+ que mostra o Brasil como o país que acumula o maior número de mortes violentas dessa população.

“É um compromisso de justiça social do Poder Público seguir dando voz e espaço à população LGBTQIA+, para garantir que os direitos à liberdade e à igualdade, já garantidos pela Constituição Federal, sejam vivenciados plenamente na prática”, defendeu Pacheco.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), primeiro senador autodeclarado homossexual, pregou a igualdade e a democracia, ressaltando que o respeito é devido a todos, independentemente de quem ou da sua orientação.

“O amor, a democracia, o respeito, a igualdade e a luta por justiça ecoam com as cores do #OrgulhoLGBTQIA no nosso Brasil tão bonito e plural!”, escreveu Contarato em uma de suas publicações.

Por sua vez, o senador José Serra (PSDB-SP) lembrou que a criação do primeiro ambulatório exclusivamente voltado a travestis e transexuais aconteceu quando ele foi governador de São Paulo.

“Que neste #DiaDoOrgulho possamos reforçar a importância de pensar e desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas LGBTQIA+, para que todos os seus direitos sejam garantidos”, publicou Serra.

Para os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Rogério Carvalho (PT-SE), Jaques Wagner (PT-BA) e Humberto Costa (PT-PE), este último presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, o dia se destaca pela importância do respeito, do amor e da igualdade. 

"Neste dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, nosso desejo é que possamos cultivar ainda mais o respeito e o amor todos os dias”, disse Humberto Costa em sua conta do Twitter.

Também se manifestaram pela defesa do direito à diversidade o senador licenciado Carlos Fávaro (MT), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que condenou todo tipo de violência contra essa parcela da população.

“Um grande país acolhe a sua diversidade e diz NÃO ao preconceito e à violência contra LGBTQIA+”, afirmou Zenaide.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)