CSF vai debater medidas para aumentar consumo de produtos derivados do cacau

Da Agência Senado | 27/06/2022, 15h12

A Comissão Senado do Futuro (CSF) vai promover reunião nesta quarta-feira (29), às 9h, para debater medidas que estimulem o aumento do consumo de produtos derivados do cacau. A proposta foi solicitada pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA). 

O objetivo da audiência pública é discutir a política de importação de cacau via drawback, regime que consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre a aquisição de insumos utilizados na produção de bens a serem exportados. 

Foram convidados para o debate:

  • Antonio Mascarenhas de Souza Sobrinho, produtor rural e economista;
  • José Marques Pereira, coordenador-regional de pesquisa e inovação do cacau do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa);
  • Vanuza Barroso, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC) e produtora de cacau;
  • Francisco Bezerra, presidente da Câmara Setorial do Cacau em Rondônia e diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC);
  • Eunice Gutzeit, vice-presidente da Associação Nacional dos Produtores De Cacau (ANPC) e produtora de cacau;
  • Representante da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia;
  • Anna Paula Losi, diretora-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

Por Raíssa Portela, sob supervisão de Sheyla Assunção

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)