Arquivo do Senado promove ciclo de palestras sobre período do Império

Da Redação | 06/12/2018, 12h17 - ATUALIZADO EM 06/12/2018, 12h43

O Senado inicia nesta quinta-feira (6) uma série de palestras de capacitação sobre o Império brasileiro. As palestras são destinadas a servidores da Casa que vão elaborar descrições minuciosas de documentos históricos do período sob a guarda do Senado. Servidores de outras áreas — e também da Câmara dos Deputados — podem participar.

A capacitação é uma das fases do projeto estratégico Gestão Arquivística e Preservação da Memória do Senado Federal. Nesta quinta-feira, na sexta-feira (7) e nos dias 13 e 14 de dezembro, serão proferidas palestras voltadas à história da Assembleia Geral e do Senado e de seus processos legislativos, abrangendo o período de 1826 a 1891 (veja programação abaixo).

— As palestras estão abertas a todos os colaboradores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados que sentem necessidade de se aprofundar um pouco mais sobre esse tema, em função das atividades profissionais que desenvolvem em uma das duas Casas legislativas — informa o gestor da Coordenação de Arquivo do Senado, Junior Grosse.

Entre outras atividades, feitas em parceria com a Universidade de Brasília, está a descrição de uma parte do acervo histórico que está sob a guarda da Coordenação de Arquivo, tomando por base os documentos produzidos pelo Senado e pela Assembleia Geral no período de fevereiro de 1826 a novembro de 1889. Nesse rol, podem ser encontrados projetos de lei, proposições, sinopses, avulsos, atas, ofícios, pareces, emendas, requerimentos, petições, representações, autógrafos, Falas do Trono, termos de compromissos dos regentes e relatórios, entre outros documentos.

— Trata-se de acervo único e rico, servindo tanto como fonte primária de informação como meio para revelar uma parte importante da história do Brasil — avalia Junior Grosse.

Os servidores que tiverem interesse em participar devem fazer sua inscrição no e-mail arquivo@senado.leg.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Coordenação de Arquivo do Senado, no telefone (61) 3303-4076.

Palestras

Dia 6/12 (quinta-feira)

Palestra: Introdução à História do Brasil Império

Ministrante: professor Antônio Barbosa, historiador

Horário: das 14h às 17h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho

Dia 7/12 (sexta-feira)

Palestra: Introdução à História do Senado Imperial

Ministrantes: professor Antônio Barbosa e Rogério Rodrigues, historiadores

Horário: das 9h às 12h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho

Dia 13/12 (quinta-feira)

Palestra: O Parlamento na Constituição de 1824

Ministrante: consultor legislativo Roberto Ribeiro

Horário: das 14h às 17h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho

Dia 14/12 (sexta-feira)

Palestra: Processo Legislativo da Assembleia Geral e do Senado no Império

Ministrante: consultor legislativo Roberto Ribeiro

Horário: das 14h às 17h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)