Ir para conteúdo principal

Quem são os heróis e as heroínas do Brasil

Da Agência Senado
Publicado em 31/3/2023

Um "reinado" mundial no futebol, a extraordinária marca de 1.283 gols e um carisma inigualável dentro e fora do campo podem criar um novo herói da pátria. A homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, consta de dois projetos que perpetuam a memória do ex-jogador, morto em dezembro de 2022, aos 82 anos. 

— Dono de um talento raro, Pelé quebrou recordes, ganhou reconhecimento nacional e internacional e se transformou no maior nome da história do esporte mais popular do mundo. Foi reconhecido como o atleta do século 20 pelo Comitê Olímpico Internacional e foi o brasileiro que mais projetou o nome do Brasil no planeta Terra  disse o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor do PL 78/2023, uma das propostas de tributo ao ex-futebolista. 

Para o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), autor do PL 75/2023, que também homenageia Pelé, a justificativa para tornar o jogador um herói da pátria é “a altura alcançada por sua arte de jogar futebol, que transcendeu o esporte mais popular no Brasil, levando o nome do nosso país para o mundo inteiro”.  

Herói ou heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro de Aço — que de fato é formado por páginas de aço — abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. 

Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que ofereceram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de algumas regras. A principal é que o Senado e a Câmara aprovem uma lei com o título.

Livro de Aço dos Heróis e Heroínas da Pátria; na foto menor, o panteão na Praça dos Três Poderes Geraldo Magela/Agência Senado

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792), e Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), primeiro presidente do Brasil, foram os primeiros nomes inscritos no Livro de Aço. A Lei 7.919, de 1989, foi aprovada nas celebrações do bicentenário da Inconfidência Mineira (1792) e do centenário da Proclamação da República (1889). 

Só 20 anos depois, com a Lei 12.105, de 2009, o livro recebeu o nome de uma mulher: Anna Nery (1814-1880), pioneira e patrona da enfermagem no Brasil. Ficou conhecida como "a mãe dos brasileiros", que voluntariamente acompanhou os filhos e o irmão na Guerra do Paraguai (1864-1870), onde prestou serviços nos hospitais militares e até em frentes de batalha.  

Em 2012, outra personagem feminina foi agraciada com o título (Lei 12.615, de 2012): Anita Garibaldi (1821-1849), heroína da Guerra dos Farrapos (1835-1845).

Uma nova norma, a Lei 13.433, de 2017, acrescentou duas novidades ao livro. A primeira foi inscrever o nome da estilista Zuzu Angel (1921-1976), que na década de 1970 utilizou desfiles de moda para denunciar a ditadura militar — responsável por torturar e assassinar seu filho Stuart Angel Jones e por provocar um acidente de carro que a matou, em 1976. A lei também deu ao compêndio seu nome definitivo: Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.  

— Por certo, essa necessidade ou anseio por valorizar a atuação das mulheres [heroínas],  explicitando o feminino encoberto no plural masculino, reflete uma tendência da sociedade, que o Legislativo foi capaz de perceber e inserir no corpo jurídico — explica o consultor legislativo do Senado Francisco José Coelho Saraiva, especialista em cultura.

Tiradentes, Deodoro e Zuzu Angel, heróis e heroína inscritos no livro José Wasth Rodrigues/Museu Histórico Nacional, Bror Kronstrand/Museu da República e Arquivo Nacional

Livro de Aço é regulamentado pela Lei 11.597, de 2007, que nasceu do PLS 99/2005, do então senador Marco Maciel. A intenção da proposta foi dar respaldo legal ao livro, pois até então não havia critérios definidos para a concessão do título de herói da pátria. 

Durante a análise do projeto de Maciel na Comissão de Educação (CE), a então relatora, Lúcia Vânia, destacou a necessidade de criação de diretrizes e regras para prestar tributos aos heróis e heroínas.

"É indiscutível que a ausência de critérios vulnera a importância da concessão da homenagem. A lacuna normativa, ora observada nas inscrições, expõe a alta honraria ao risco de banalização, contrariando o princípio da excepcionalidade que, sem dúvida, deve nortear a inscrição no livro, onde já figuram vultos da estatura histórica de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e D. Pedro I", afirmava o relatório.

Na proposta original ficou definido também que a homenagem só poderia ocorrer após o prazo de 50 anos da morte do personagem. No entanto, a Lei 13.229 , de 2015, reduziu para 10 anos o prazo mínimo para o tributo, com ressalva aos brasileiros mortos em combate, que podem ser homenageados sem o transcurso desse prazo.

A mesma lei de 2015 incluiu no livro o nome de Leonel Brizola (1922-2004), que liderou a Campanha da Legalidade — mobilização civil e militar, em 1961, para garantir a posse do vice, João Goulart, como presidente da República, após a renúncia de Jânio Quadros (1917-1992). Brizola foi líder trabalhista, político e governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Patrimônio

Em entrevista à Agência Senado, Ian Ferraz, da equipe que administra o panteão, explicou a relevância do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

— O livro é um patrimônio material que, entretanto, centraliza a imaterialidade do valor dos heróis que estão ali inscritos. Sendo, portanto, de suma importância para que os exemplos desses heróis e heroínas sejam conhecidos pelo seu povo — disse.

Para Saraiva, a existência de heróis e heroínas enriquece social e culturalmente o país.

 Considerando, um tanto provocativamente, a frase do dramaturgo alemão Bertold Brecht: “Pobre do país que precisa de heróis”, parece-nos que mais pobre ainda seria o país que não tivesse pessoas que se destacaram por sua atuação em diversos setores da vida social, para servir de referência como exemplos de dedicação ao país e à sociedade, inclusive para serem questionados, criticados — opinou o consultor. 

Saraiva: heróis são exemplos de dedicação ao país e à sociedade Sandro Alves

Personalidades

Até março de 2023, 64 títulos foram inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo 51 homens e 13 mulheres. No entanto, o número de personalidades agraciadas é maior: 75 nomes, que dividem-se entre 11 militares, 11 escritores ou intelectuais e 35 revolucionários. Também estão inscritos 11 políticos, 2 enfermeiros, 2 inventores, 2 músicos e 1 imperador. A diferença de números se dá porque, na contagem oficial, os personagens de grupos são resumidos em um nome só, ou seja, um título para a Conjuração Baiana (1798), conspiração separatista e republicana, um participante da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado liderado por São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas e pela defesa de uma nova constituição, um nome para a Insurreição Pernambucana (1645-1654) e um nome para os Soldados de Borracha (1943-1945), grupo de mais de 55 mil brasileiros levados para a Amazônia com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).  

O último nome incluído no livro foi o de Antonieta de Barros. Jornalista, professora e política, nasceu em Florianópolis em 1901 e é conhecida como a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil. Antonieta tornou-se heroína pela Lei 14.518, de 2023.

— Sua atuação política foi marcada predominantemente pela defesa do magistério, atividade da qual nunca se afastou, com propostas que visavam garantir concursos públicos para os cargos de professor, reduzir a influência política na escolha de diretores escolares e ampliar o acesso ao ensino superior para alunos carentes por meio da oferta de bolsas de estudos — afirmou o senador Flávio Arns (PSB-PR), em dezembro de 2022, ao relatar a proposta na CE. 

Para o senador, o Livro de Heróis e Heroínas da Pátria é importante por ressaltar trajetórias de brasileiros que marcaram a história do país.

— O registro de nossos heróis e heroínas é fundamental para a preservação da memória sobre nosso passado. Ao mesmo tempo, é uma forma de reconhecer os valores defendidos por esses personagens, que se destacaram na luta por liberdade, democracia, cidadania e defesa do nosso país. Imortalizar essas personalidades significa tornar perene seus exemplos, como referência que devemos seguir no tempo presente e pelas futuras gerações — disse o senador à Agência Senado.

Antonieta, último nome inscrito; Arns, relator; e os Soldados da Borracha, levados para a Amazônia Museu da Escola Catarinense, Beto Barata/Agência Senado e IBGE

Atualmente o Senado analisa 15 projetos para inserir nomes no livro. Outros dois foram aprovados no dia 15 de março em decisão terminativa na Comissão da Educação (CE) e seguiram para a Câmara dos Deputados.

O nome mais recente aprovado na Casa, e que aguarda sanção, foi o de Zilda Arns (1934-2010). Médica e fundadora da Pastoral da Criança, foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz e morreu vítima de um terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, quando fazia palestra em uma igreja, durante missão humanitária no país. Relatora do PL 1.937/2019, a senadora professora Dorinha (União-TO) ressaltou a biografia da homenageada.  

"A biografia de Zilda Arns revela a mais profunda e coerente dedicação ao próximo, começando pelas pequeninas e pelos pequeninos, para os quais levou, desconhecendo fronteiras, um tipo de atendimento que mobilizava a boa vontade dos voluntários, por meio de uma orientação inteligente e sensível, capaz de transformar vidas", disse a relatora na Comissão de Educação.

Para Dorinha, o registro de heróis e heroínas no livro é fundamental para a memória do país e para o estímulo do conhecimento sobre os homenageados. 

— Um dos grandes desafios da memória do país é o registro, pois esse permite a socialização da informação, a contribuição com a mudança de pensamento e cultura. O Livro de Aço é um material que fica disponível para pesquisas, estudos, além da homenagem que é muito importante ao reconhecer o trabalho e a história do país, em diferentes representações — disse a senadora à Agência Senado.

Também aprovado na CE, o PL 3.493/2021 inscreve no Livro de Aço os Lanceiros Negros. O projeto, que agora segue para a Câmara dos Deputados, consagra os guerreiros escravizados que tiveram importante atuação na Guerra dos Farrapos.

— Ainda que desconhecida para muitos brasileiros, a história dos Lanceiros Negros e de seus ideais merece ser exaltada. Não há dúvida, que a homenagem ora proposta é justa e meritória, e inscrever o nome desses mártires no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um ato nobre de reconhecimento de sua importância — disse a senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto, na Comissão de Educação (CE).

O autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), defende que a sociedade brasileira tenha maior oportunidade de conhecimento sobre os homenageados do livro. 

— Estimular o acesso ao memorial cívico [Panteão] por meio das escolas, secretarias de educação, de cultura, dos Ministérios do Turismo e da Educação e de toda sociedade é essencial para dar visibilidade a essa importante ferramenta de consciência histórica e cultural. Como contribuição [ao livro], apresentei projetos para garantir que lideranças como Maria Beatriz Nascimento, João Cândido e os Lanceiros Negros fossem lembrados pelo Estado brasileiro e por nosso povo, tão carente da memória nacional — afirmou Paim à Agência Senado.

Zilda Arns, da Pastoral da Criança; Dorinha, relatora; e Paim, autor da homenagem aos Lanceiros Negros, que lutaram na Guerra dos Farrapos Pastoral da Criança, Jefferson Rudy/Agência Senado e Juan Manuel Blanes/Ediciones Banco Velox

Outros projetos em análise são o PL 1.685/2022, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que homenageia o indigenista Bruno Araújo Pereira (1980-2022) e o jornalista britânico Dom Phillips (1964-2022), assassinados durante uma emboscada no Vale do Javari (AM), e o PL 1683/2022, do então senador Paulo Rocha, também dedicado a Bruno Pereira.  

Tramita ainda o PL 2.526/2022  para homenagear Abdias do Nascimento (1914-2011), apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). Abdias foi senador e tornou-se referência na luta pela igualdade racial, além de se destacar como cientista social e como autor de trabalhos que tratam da temática afro-brasileira.

Já o PL 3.903/2021, apresentado por Mara Gabrilli (PSDB-SP), inscreve no livro o nome de Dorina Nowill (1919-2010). Cega desde os 17 anos de idade, ela se destacou na luta pela inclusão social e pela acessibilidade das pessoas com deficiência. O Senado possui um prêmio — Comenda Dorina de Gouvêa Nowill — dado a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil.

Randolfe é autor do projeto que homenageia Bruno Pereira e Dom Phillips Edilson Rodrigues/Agência Senado e Reprodução

Abdias Nascimento é consagrado em projeto de Marcelo Castro; e Dorina Nowill é homenageada por Mara Gabrilli Arquivo do Senado, Jonas Pereira/Agência Senado, Fundação Dorina Nowill e Jane de Araújo/Agência Senado

Outros projetos como o PL 428/2021, de Confúcio Moura (MDB-RO), homenageia o líder republicado, ex-senador e ex-governador do Pará Lauro Sodré (1858-1944); o PL 761/2022, de Eliziane Gama (PSD-MA), inscreve a médica e professora Maria Aragão (1910-1991); o PL 477/2023, de Paulo Paim, indica o nome do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012); e o PL 3.863/2020, de Veneziano Vital do Rêgo, inclui no livro o nome do romancista, poeta, político e pintor acadêmico Pedro Américo. 

Com o aumento do número de nomes inscritos no Livro de Aço, o técnico de atividades culturais do Panteão da Pátria e da Liberdade Ricardo Machado acredita que será necessário buscar uma solução para abrigar os novos heróis e heroínas.

— Estamos buscando uma solução para a inscrição dos demais heróis escolhidos pelos congressistas tendo em vista que existem cada vez mais homenageados e está se tornando inviável o acréscimo de mais chapas de aço ao livro. Porém não existe nada definido — disse Ricardo.

Pandemia

Apresentado pela CPI da Pandemia, o PL 3.820/2021, presta homenagem aos profissionais de saúde que atuaram "com dedicação e heroísmo no enfrentamento da pandemia de covid-19". O texto já foi aprovado no Senado e tramita na Câmara. Se a lei for sancionada, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves abrigará também o Livro dos Heróis e Heroínas da Pandemia de Covid-19. 

O nome de Niemeyer pode entrar no livro; e a sala da CPI, que propôs homenagem aos 'heróis da pandemia' Roger Pic/Biblioteca Nacional da França e Pedro França/Agência Senado

Panteão

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves foi inaugurado em 7 de setembro de 1986. Quando Niemeyer iniciou o planejamento, o principal objetivo era que o monumento se integrasse à Praça dos Três Poderes. 

No primeiro pavimento do panteão, nível solo, funciona a parte administrativa do Centro Cultural Três Poderes. No segundo pavimento, está o “Mural da Liberdade”, de Athos Bulcão, que faz referência à Inconfidência Mineira e a bandeira de Minas Gerais. Também estão presentes, desde 2012, bustos e documentos [réplicas e originais] que contam a história de vida pessoal e política de Tancredo Neves. No terceiro pavimento, chamado Salão Negro, há um busto do Almirante Tamandaré e a obra “O Vitral e o Pássaro”, de Marianne Peretti, que auxilia na iluminação.  

Outra obra presente é o painel que conta a história da Inconfidência Mineira, executada por João Câmara Filho. No mesmo salão encontra-se a obra “O Negro”, também de Marianne Peretti, que guarda o Livro de Aço dos Heróis Nacionais. O livro pode ser tocado pelos visitantes e as páginas passadas para ler os nomes e pequenas biografias dos homenageados. 

Para Ian Alencar, o panteão reflete a diversidade cultural brasileira.

— O devido reconhecimento do Panteão da Pátria e da Liberdade perpassa a questão da divulgação. Tem a ver, ou deveria ter, com o modo como ele é percebido, valorizado, cuidado e abraçado pela sociedade e pelos Poderes. Brasília é uma região de confluência. As diferentes culturas do Brasil se encontram em Brasília. A pluralidade de contextos e culturas que cercam os heróis e heroínas atua, em parte, na viva formação de uma cultura tipicamente brasileira, talvez sintetizada nesta confluência. — disse Alencar

No interior do panteão, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, e o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara Filho; do lado de fora, a Pira da Liberdade, sempre acesa Geraldo Magela/Agência Senado e Roque de Sá/Agência Senado

Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), é preciso divulgar mais o panteão, por sua importância para a história do Brasil e de Brasília.

— Muitos que moram aqui na capital sequer visitaram, uma única vez, esse memorial tão importante para a história de nosso país. Apesar da bela arquitetura e sua pira [da liberdade, que representa a chama da democracia] sempre acesa, os visitantes não chegam a ir até lá. Talvez por falta de informação. Creio que deveria ser mais divulgado — disse o senador à Agência Senado

Saraiva explica que o Panteão, além de homenagear os heróis e heroínas, serve como “símbolo da redemocratização do país” após a ditadura militar (1964-1985).

— Acrescentado pelo próprio Oscar Niemeyer ao conjunto de três palácios da Praça dos Três Poderes, inegável obra-prima arquitetônica que sedia o centro do poder nacional, mas em posição de menor destaque, o Panteão quer marcar o momento de uma refundação da República, com a esperança de que a pátria e a liberdade (vale dizer, a democracia) permaneçam sempre irmanadas — concluiu o consultor. 

O panteão funciona regularmente de terças a sextas-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.

Conheça todos os heróis e heroínas da pátria

Card image cap

Adhemar Ferreira da Silva

Atleta (1927-2001)

(Lei 14.575, de 2023): Um dos mais importantes atletas brasileiros, bateu por cinco vezes o recorde mundial do salto triplo, conquistando a medalha de ouro em dois Jogos Olímpicos. Foi tricampeão nos Jogos Pan-Americanos e, por dez vezes, campeão brasileiro.

Card image cap

Alferes Maria Quitéria de Jesus

Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais (1792–1853)

(Lei 13.697, de 2018): Heroína da guerra pela independência do Brasil, vestida de soldado alistou-se no batalhão de “Voluntários do Príncipe Dom Pedro” e participou das lutas, ao lado dos patriotas (BA).

Card image cap

Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva

(1804-1882)

(Lei 11.120, de 2005): Português, tornou-se militar no Brasil e comandou a Força Naval Brasileira na Batalha do Riachuelo, em 1865, durante a Guerra do Paraguai.

Card image cap

André Vidal de Negreiros

Líder da Insurreição Pernambucana de 1624-1654 (1606–1680)

(Lei 12.701, de 2012): Ajudou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Nordeste.

Card image cap

Anita Garibaldi

Heroína da Guerra dos Farrapos (1821–1849)

(Lei 12.615, de 2012): Guerreira, participou ativamente da Revolução Farroupilha, da Batalha dos Curitibanos no Brasil e também da Batalha de Gianicolo, na Itália. Por lutar nesses países foi nomeada “Heroína de Dois Mundos”.

Card image cap

Anna Néri

Enfermeira da Guerra do Paraguai (1814–1880)

(Lei 12.105, de 2009): Primeira mulher inscrita no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, foi a pioneira da enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários durante a Guerra do Paraguai e montou uma enfermaria-modelo em Assunção, mesmo com poucos recursos.

Card image cap

Antônia Alves Feitosa

Conhecida como Jovita Feitosa (1848–1867)

(Lei 13.423, de 2017): Voluntária que lutou na Guerra do Paraguai, vestida como um homem.

Card image cap

Antonieta de Barros

(1901–1952)

(Lei 14.518, de 2023): Jornalista, professora e política, foi a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil, estando entre as três primeiras mulheres eleitas na história do país. Filha de escrava liberta, Antonieta foi pioneira no combate à discriminação dos negros e das mulheres.

Card image cap

Antônio Américo de Camargo Andrade

Participante da Revolução Constitucionalista de 1932 (1901-1932)

(Lei 12.430, de 2011): Manifestante que lutou para derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Card image cap

Antônio Dias Cardoso

Líder da Insurreição Pernambucana de 1624-1654

(Lei 12.701, de 2012): Ajudou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Nordeste.

Card image cap

Antônio Filipe Camarão

Líder da Insurreição Pernambucana de 1624-1654 (1600/1601-1648)

(Lei 12.701, de 2012): Ajudou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Nordeste.

Card image cap

Antônio Vicente Mendes Maciel

Antonio Conselheiro (1830-1897)

(Lei 13.829, de 2019): Líder religioso que reuniu milhares de seguidores no arraial de Canudos e esteve à frente da resistência na “Guerra de Canudos”.

Card image cap

Barão do Rio Branco

(1845-1912)

(Lei 12.502, de 2011): Advogado, político, jornalista e diplomata, foi responsável pela consolidação das atuais fronteiras do Brasil no século 20, conquistando com a diplomacia a garantia do território nacional.

Card image cap

Bárbara Pereira de Alencar

Participante da Revolução Pernambucana de 1817 (1760-1832)

(Lei 12.701, de 2012): Ajudou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Nordeste.

Card image cap

Brigadeiro Antônio Sampaio

Herói da Guerra do Paraguai (1810-1866)

(Lei 11.932, de 2009): Militar, recebeu seis condecorações de Dom Pedro II por ter atuado em batalhas como a Tomada do Payssandu, no Uruguai, durante a Guerra do Paraguai. É o patrono da infantaria brasileira.

Card image cap

Carlos Gomes

Maestro (1836–1896)

(Lei 13.579, de 2017): Responsável pela criação da ópera "O Guarani" e músico desde os 10 anos de idade. Compôs outras óperas reconhecidas, como "O escravo" e "Hino a Camões".

Card image cap

Chico Mendes

Ambientalista (1944-1988)

(Lei Nº 10.952, de 2004): Ambientalista, sindicalista, seringueiro e símbolo da luta pela preservação da Floresta Amazônica. Foi assassinado em 1988, aos 44 anos de idade, por opositores à causa.

Card image cap

Clara Camarão

Indígena, considerada precursora do feminismo no Brasil (Origem e morte desconhecida)

(Lei 13.422, de 2017): De etnia potiguar, lutou e liderou uma tropa feminina contra as invasões holandesas em meados do século 17.

Card image cap

Dandara dos Palmares

Guerreira negra do período colonial do Brasil (1654–1694)

(Lei 13.816, de 2019): Foi conselheira e parceira de Zumbi de Palmares na luta pela libertação do quilombo e pela superação da escravidão no Brasil.

Card image cap

Dom Pedro I

Imperador (1798-1834)

(Lei 9.828, de 1999): Nascido em Lisboa e herdeiro do trono português, proclamou a independência do Brasil, sendo declarado imperador e coroado como Dom Pedro I.

Card image cap

Domingos Martins

Herói da Revolução Pernambucana de 1817 (1781–1817)

(Lei 12.488, de 2011): Defensor da desigualdade racial, foi líder e mártir da Revolução Pernambucana. É patrono do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Polícia Civil Capixaba.

Card image cap

Dráusio Marcondes de Souza

Participante da Revolução Constitucionalista de 1932 (1917-1932)

(Lei 12.430, de 2011): Com apenas 14 anos de idade, lutou para derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Card image cap

Euclides Bueno Miragaia

Participante da Revolução Constitucionalista de 1932 (1911-1932)

(Lei 12.430, de 2011): Um dos líderes do conflito que tentou derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

Card image cap

Euclides da Cunha

(1866–1909)

(Lei 13.622, de 2018): Escritor, militar, engenheiro e jornalista, autor da obra "Os Sertões", referência literária por ficcionalizar importantes elementos da cultura brasileira, bem como uma poderosa narrativa do conflito histórico da Guerra de Canudos.

Card image cap

Euclides Bueno Miragaia

Participante da Revolução Constitucionalista de 1932 (1911-1932)

(Lei 12.430, de 2011): Um dos líderes do conflito que tentou derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

Card image cap

Francisco Cândido Xavier

(1910–2002)

(Lei 14.201, de 2021): Foi um médium e um dos principais expoentes do espiritismo. É autor de aproximadamente 400 livros psicografados.

Card image cap

Francisco José do Nascimento

Dragão do Mar (1839–1914)

(Lei 13.468, de 2017): Líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas.

Card image cap

Getúlio Vargas

(1882–1954)

(Lei 12.326, de 2010): Depois de liderar a revolução de 1930, foi o presidente que mais tempo ficou no cargo em toda história republicana do Brasil. Após pôr fim ao predomínio das oligarquias, impedindo a posse presidencial de Júlio Prestes, instaurou a Era Vargas com início de voto secreto, leis trabalhistas e desenvolvimento da indústria do país.

Card image cap

Heitor Villa-Lobos

Maestro e compositor (1887–1959)

(Lei 12.455, de 2011): Considerado um dos músicos eruditos mais originais do século XX, foi compositor, maestro, violoncelista e pianista. Sua vasta obra inclui concertos, sinfonias e óperas prestigiadas em teatros de todo o mundo.

Card image cap

Henrique Dias

Líder da Insurreição Pernambucana de 1624-1654

(Lei 12.701, de 2012): Ajudou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Nordeste.

Card image cap

Hipólito José da Costa

Patrono da Imprensa Brasileira (1774–1823)

(Lei 12.283, de 2010): Fundador do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, defendia a independência do Brasil.

Card image cap

Ildefonso Pereira Correia

O Barão do Serro Azul (1849–1894)

(Lei 11.863, de 2008): O barão do Serro Azul, foi político e empresário maior produtor de erva-mate do mundo e maior exportador do produto do Paraná. Ajudou na manutenção da República e impediu a invasão de Curitiba pelas tropas da Revolução Federalista.

Card image cap

Jaime Nelson Wright

Pastor presbiteriano (1927-1999)

(Lei 14.573, de 2023): Defensor dos direitos humanos no Brasil e um dos idealizadores do livro Brasil: Nunca Mais, obra que descreveu as torturas promovidas pela ditadura militar instaurada em 1964.

Card image cap

João de Deus do Nascimento

Herói da Conjuração Baiana (1771-1799)

(Lei 12.391, de 2011): Participante do movimento popular de caráter emancipacionista, na então Capitania da Bahia, condenado à pena de morte por essa ação.

Card image cap

João Fernandes Vieira

Líder da Insurreição Pernambucana de 1624-1654

(1610 – 1681) (Lei 12.701, de 2012): Ajudou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Nordeste.

Card image cap

João Francisco de Oliveira

João das Botas (Origem e morte desconhecida)

(Lei 13.697, de 2018): Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos. Herói da Independência do Brasil na Bahia.

Card image cap

João Pedro Teixeira

(1918–1962)

(Lei 13.598, de 2018): Líder dos trabalhadores do campo, fundou a primeira liga camponesa na Paraíba, a Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé, que contou com mais de 7 mil sócios.

Card image cap

Joaquim da Silva Rabelo

O Frei Caneca (1779-1825)

(Lei 11.528, de 2007): Religioso e revolucionário brasileiro apoiou a Revolução Pernambucana, em 1817, e a Confederação do Equador, em 1824, movimentos pela independência do Brasil.

Card image cap

Joaquim Francisco da Costa

Irmão Joaquim (1761–1829)

(Lei 13.623, de 2018): Dedicou a vida aos doentes e necessitados. Com dinheiro de esmolas e doações, fundou hospitais, escolas, asilos e seminários.

Card image cap

Joaquim José da Silva Xavier

O Tiradentes (1746-1792)

(Lei 7.919, de 1989): Primeiro nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Tiradentes condenado à morte por ter liderado o movimento separatista Inconfidência Mineira em 1792.

Card image cap

Joaquim Marques Lisboa

Marquês de Tamandaré (1807-1897)

(Lei 10.796, de 2003): Militar, lutou pela independência, atuou em momentos contra os insurgentes, na Confederação do Equador, na Campanha Cisplatina e na Guerra do Paraguai. É o patrono da Marinha do Brasil.

Card image cap

Joaquim Nabuco

Líder abolicionista (1849–1910)

(Lei 12.988, de 2014): Político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista, foi o mais importante e o mais popular dos abolicionistas. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Card image cap

José Bonifácio de Andrada

(1763-1838)

(Lei 11.135, de 2005.): Um dos principais articuladores da Independência do Brasil, era tutor de Dom Pedro II. É o patrono da Independência.

Card image cap

José Feliciano Fernandes Pinheiro

Primeiro visconde de São Leopoldo (1774–1847)

(Lei 13.599, de 2018): Escritor, magistrado e político, foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Criou faculdades de direito e foi deputado.

Card image cap

José Plácido de Castro

Líder da Revolução Acriana (1873-1908)

(Lei 10.440, de 2002): Militar, liderou os acrianos no movimento de expulsão dos bolivianos entre 1902 e 1903 e assim proclamou-se a autonomia do Acre.

Card image cap

Júlio Cézar Ribeiro de Souza

(1843–1887)

(Lei 12.446, de 2011): escritor e inventor brasileiro, reconhecido como precursor da dirigibilidade aérea.

Card image cap

Juscelino Kubitschek

Político e médico (1902–1976)

(Lei 13.766, de 2018): Médico, foi deputado e governador de Minas Gerais. Venceu a eleição presidencial e apresentou o Plano de Metas, que investia em cinco setores da economia nacional. Foi responsável pela construção de Brasília e a mudança da capital do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste do país.

Card image cap

Laudelina de Campos Melo

Sindicalista (1904-1991)

(Lei 14.635, de 2023): Se destacou na defesa dos direitos das mulheres, dos negros e das empregadas domésticas.

Card image cap

Leonel Brizola

Político (1922–2004)

(Lei 13.229, de 2015): Fundador do PDT, Brizola governou o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Também lutou contra a ditadura militar e foi candidato à presidência da República por duas vezes.

Card image cap

Lucas Dantas de Amorim Torres

Herói da Conjuração Baiana (1774-1799)

(Lei 12.391, de 2011): Participante do movimento popular de caráter emancipacionista, na então Capitania da Bahia, condenado à pena de morte.

Card image cap

Luís Gonzaga das Virges e Veiga

Herói da Conjuração Baiana (1761-1799)

(Lei 12.391, de 2011): Participante do movimento popular de caráter emancipacionista, na então Capitania da Bahia, condenado à pena de morte.

Card image cap

Luiza Mahin

Guerreira negra do período colonial do Brasil (Possível nascimento em 1812 - morte desconhecida)

(Lei 3.816, de 2019): Luísa esteve ajudou a articular as revoltas e levantes de escravos contra a Província da Bahia nas primeiras décadas do século 19.

Card image cap

Luís Gama

Patrono da abolição no Brasil (1830 – 1882)

(Lei 13.628, de 2018): Advogado, escritor e jornalista. Defendeu e libertou na Justiça mais de 500 negros escravizados. Pautou sua vida pela abolição da escravidão e o fim da monarquia no Brasil.

Card image cap

Machado de Assis

Escritor (1839 – 1908)

(Lei 13.558, de 2017): Considerado o mais importante literário brasileiro do século XIX, o escritor destacou-se principalmente na escrita de romances e contos, além de crônicas, poesias, crítica literária e peças de teatro.

Card image cap

Manuel Faustino Santos Lira

Herói da Conjuração Baiana (1775-1799)

(Lei 12.391, de 2011): Participante do movimento popular de caráter emancipacionista, na então Capitania da Bahia, condenado à pena de morte.

Card image cap

Marechal Cândido Rondon

Engenheiro militar e sertanista (1865 – 1958)

(Lei 13.141, de 2015): Atuou para integrar o Oeste e o Norte do Brasil e defendeu os povos indígenas. Também teve papel de destaque na construção de telégrafos conectando Mato grosso ao Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Card image cap

Marechal Deodoro da Fonseca

1º presidente do Brasil (1827-1892)

(Lei 7.919, de 1989): Militar e político brasileiro, proclamou a República e foi o primeiro presidente do Brasil.

Card image cap

Marechal Duque de Caxias

(1803-1880)

(Lei 10.641, de 2003). Militar, político e monarquista brasileiro, considerado patrono do Exército brasileiro.

Card image cap

Marechal Osório

Herói da Guerra do Paraguai (1808-1879)

(Lei 11.528, de 2007): Militar, patrono da Arma da Cavalaria do Exército, político e monarquista, foi um dos líderes da guerra contra o Paraguai.

Card image cap

Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont

Pai da Aviação (1873-1932)

(Lei 11.298, de 2006): Inventor e aviador, construiu o primeiro avião motorizado que conseguiu decolar, voar e aterrissar de forma controlada, o 14-Bis. Inventou também o relógio de pulso.

Card image cap

Margarida Alves

(1933–1983)

(Lei 14.649, de 2023): Foi uma das pioneiras na organização de sindicatos rurais em sua região, lutando pelos direitos dos agricultores e trabalhadores rurais.

Card image cap

Maria Filipa de Oliveira

(desconhecido – 1873)

(Lei 13.697, de 2018): Descendente de negros escravizados, tornou-se heroína negra da Independência do Brasil na Bahia, entre 1822 e 1823.

Card image cap

Marinheiro Marcílio Dias

(1838 – 1865)

(Lei 14.471, de 2022): Marinheiro da Armada Imperial, destacou-se na Batalha Naval de Riachuelo, travada em 11 de junho de 1865 e considerada um dos mais importantes confrontos da Guerra do Paraguai.

Card image cap

Mário Martins de Almeida

Participante da Revolução Constitucionalista de 1932 (1907-1932)

(Lei 12.430, de 2011): Manifestante que lutou para derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Foi o último conflito armado ocorrido no Brasil.

Card image cap

Martim Soares Moreno

(1586 – 1648)

(Lei Nº 13.613, de 2018) Militar português, explorou e conquistou várias cidades do então Brasil Colônia. Considerado fundador do estado do Ceará.

Card image cap

Miguel Arraes

(1916 – 2005)

(Lei 13.719, de 2018): Advogado, economista e político, foi governador de Pernambuco por três vezes, além de prefeito do Recife, deputado estadual e federal. Participou do processo de redemocratização do país como um dos pilares do Nordeste.

Card image cap

Nelson de Souza Carneiro

(1910 – 1996)

(Lei 13.852, de 2019): Político baiano, senador por três mandatos, ex-presidente do Senado, autor da Emenda Constitucional 9, de 1977, que que instituiu o divórcio no Brasil.

Card image cap

Nise Magalhães da Silveira

(1905 – 1999)

(Lei 14.401, de 2022): Médica psiquiatra, foi pioneira da terapia ocupacional e mudou os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, anteriormente conduzidos por meio de isolamento em hospícios ou métodos de tortura.

Card image cap

Osvaldo Aranha

(1894 – 1960)

(Lei 13.991, de 2020): Político, diplomata e advogado, foi um dos nomes de maior destaque no cenário político brasileiro entre 1930 e 1954. Chefiou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU) e inaugurou a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador da reunião anual.

Card image cap

Padre José de Anchieta

(1534 – 1597)

(Lei 12.284/ 2010): Historiador, gramático, teatrólogo, foi pioneiro na catequização dos índios brasileiros e um dos fundadores da cidade de São Paulo.

Card image cap

Padre Roberto Landell de Moura

(1861 – 1928)

(Lei 12.614, de 2012): Foi pioneiro na ciência da telecomunicação, sendo um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, originando o telefone e o rádio.

Card image cap

Ruy Barbosa

Um dos “Sete Sábios de Haia” (1849 – 1923)

(Lei 13.162, de 2015): Jurista, jornalista, diplomata, escritor e político. Foi o primeiro-ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano. É patrono do Senado e da advocacia brasileira.

Card image cap

Sepé Tiaraju

Líder indígena nas Guerras Guaraníticas (1723 – 1756)

(Lei 12.032, de 2009): Considerado santo popular e declarado guerreiro indígena, lutou em defesa do povo guarani e contra a cobiça de espanhóis e portugueses pela posse da terra.

Card image cap

Seringueiros Soldados da Borracha

(1943 – 1945)

(Lei 12.447, de 2011): Grupo de 60 mil brasileiros que foram à Amazônia extrair borracha para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos morreram ou não retornaram para casa. O governo os homenageou como combatentes da Segunda Guerra e ressarciu a família dos mortos.

Card image cap

Sóror Joana Angélica de Jesus

(1761 – 1822)

(Lei 13.697, de 2018): religiosa baiana concepcionista. Mártir da Independência do Brasil, morta ao tentar impedir que soldados invadissem o Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa na Bahia.

Card image cap

Tobias Barreto

(1839 – 1889)

(Lei 13.927, de 2019): Filósofo, poeta, crítico e jurista, influenciou a literatura com ideias abolicionistas e igualitárias por meio do condoreirismo, parte da terceira fase do romantismo no Brasil.

Card image cap

Ulysses Guimarães

(1916 – 1992)

(Lei 13.815, de 2019): Político e advogado, atuou na oposição à ditadura militar e nas campanhas de “Diretas Já”. Foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte e promulgou a chamada Constituição Cidadã, de 1988.

Card image cap

Zilda Arns Neumann

(1934 – 2010)

(Lei 14.552, de 2023): Pediatra e sanitarista, mudou o retrato da desnutrição infantil no Brasil, praticamente reinventando o trabalho voluntário no Brasil.

Card image cap

Zuleika Angel Jones

Zuzu Angel (1921 – 1976)

(Lei 13.433, de 2017): Estilista com trabalhos no Brasil e EUA, Zuzu Angel tornou-se ativista política após o desaparecimento do filho Stuart, militante contra a ditadura militar.

Card image cap

Zumbi dos Palmares

Líder quilombola (1655-1695)

(Lei 9.315, de 1996): Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.


Reportagem: Joás Benjamin (sob supervisão de Paola Lima)
Edição de fotos e multimídia: Bernardo Ururahy
Pesquisa de imagens: Ana Volpe, Bernardo Ururahy e Diego Jimenez
Infografia: Diego Jimenez
EdiçãoMaurício Müller
Ilustração de capa: Cássio Costa

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)