TV Senado estreia documentário sobre sofrimento da mulher com endometriose
Da Comunicação Interna | 05/05/2023, 18h17
A TV Senado estreia neste domingo (7), às 19h30, o documentário Endometriose: Minha Dor Não É Normal. O lançamento ocorre no Dia Internacional da Luta contra Endometriose, numa ação conjunta com a Procuradoria Especial da Mulher no Senado e com o Instituto Cultura em Movimento.
A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória que afeta 10% das mulheres brasileiras com idade entre 13 e 45 anos e, além de dores intensas, pode causar infertilidade. O documentário, dirigido por Márcia Paraiso, traz depoimentos de mulheres que convivem com a doença, entre elas, a atriz Larissa Manoela. Os relatos abordam as dificuldades no diagnóstico e a convivência com a dor.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), além de médica, é a atual Procuradora da Mulher. Ela foi relatora do projeto que criou o Dia Nacional da Endometriose e destaca a importância de debater e esclarecer o tema.
— O nosso objetivo e o desse belo documentário é o mesmo: conscientizar a mulher de que a dor não é normal. Sabem o que nos assusta mais? É saber, a partir dos depoimentos pungentes nesse documentário, que a maioria das mulheres descobre tarde a doença, porque acha que a dor é uma coisa normal— afirma.
A senadora Leila Barros (PDT-DF) também reforça a importância da divulgação do documentário para conscientização de mais mulheres sobre a seriedade da doença.
— Essa doença, que afeta uma em cada dez mulheres que menstruam, ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas. O documentário é uma ferramenta valiosa para conscientizar a população sobre a endometriose, seus sintomas e tratamentos e incentivar a busca pelo diagnóstico precoce — alerta.
Procure ajuda
Se você tem sintomas recorrentes associados à menstruação, como dor abdominal muito forte, diarreia ou prisão de ventre, distensão abdominal ou sangramento nas fezes, procure um ginecologista.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: