CRE adia sabatina de indicado à Abin

Da Agência Senado | 30/03/2023, 10h01

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) adiou a sabatina de Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo Executivo para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que aconteceria na manhã desta quinta-feira (30). De acordo com o presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), o adiamento se deu em razão da falta de quórum. A sabatina foi remarcada para a semana pós-feriado. 

Corrêa é delegado aposentado da Polícia Federal e já atuou como diretor-geral da instituição entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ele ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça. Durante o período, foi responsável pela criação da Força Nacional de Segurança Pública, programa que nivela o treinamento de profissionais e coordena operações em apoio aos estados brasileiros.

Bacharel em direito e especialista na gestão de políticas de segurança pública, Fernando Corrêa foi diretor de segurança na organização e realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O ex-delegado Luiz Fernando Corrêa é o primeiro indicado ao cargo de diretor-geral desde que a Abin foi transferida para a Casa Civil. Antes, o órgão era gerido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República que, por sua vez, é comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)