Senador Giordano solicita plano de segurança para sedes dos Poderes

Da Agência Senado | 10/01/2023, 18h41

Com o objetivo de evitar novos ataques às sedes dos Poderes da República, como o ocorrido em 8 de janeiro, o senador Giordano (MDB-SP) solicitou nesta terça-feira (10) a adoção de um plano de contingência permanente em defesa dos prédios públicos "históricos e simbólicos para a democracia brasileira".

Giordano enviou ofícios ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Em sua solicitação, Giordano propõe que o plano de contingência seja coordenado pelo Poder Executivo e assegure o envio de tropas federais, forças policiais da União e do Distrito Federal, polícias legislativas do Congresso Nacional e polícia judicial do STF.

O ofício classifica os ataques de 8 de janeiro, nos quais foram invadidas e depredadas as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário, como "grave incidente que macula o Estado democrático de direito", e diz esperar que tropas em contingente suficiente sejam capazes de preservar os prédios públicos e o patrimônio cultural de Brasília.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)