Zenaide Maia destaca importância da aprovação da PEC da Transição

Da Rádio Senado | 22/12/2022, 13h12

Durante pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (21), a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou que a Emenda Constitucional 126 — que teve origem na PEC da Transição (PEC 32/2022) — deve ser vista como a forma encontrada pelo governo eleito e pelo Congresso Nacional para garantir a dignidade dos brasileiros.

A emenda amplia, por um ano, o teto de gastos em R$ 145 bilhões. Ela foi aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional na noite de quarta-feira. Zenaide lembrou que, além de possibilitar a continuidade do pagamento do Auxílio Brasil (que voltará a ser chamado de Bolsa Família) no valor de R$ 600, a permitirá a recomposição do orçamento de programas sociais como o Farmácia Popular.

— Vocês têm ideia do que é a gente recompor o Farmácia Popular? Quantos membros, pés de homens e mulheres deste país, vão deixar de ser amputados? Têm ideia disso? Quantos vão deixar de ter um AVC ou um infarto agudo do miocárdio porque vão ter acesso aos medicamentos para hipertensão e diabetes? — questionou a senadora.

Zenaide disse que os recursos assegurados com a promulgação dessa emenda constitucional também vão garantir o reajuste real no valor do salário-mínimo, além de viabilizar mais investimentos na educação. Ela ressaltou que essa é uma forma de oferecer às crianças e aos jovens um futuro melhor, longe da violência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)