Telmário faz balanço de seus oito anos de mandato

Da Rádio Senado | 07/12/2022, 19h05

Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), o senador Telmário Mota (Pros-RR) destacou o trabalho que desenvolveu no Senado ao longo de seus quase oito anos de mandato. Segundo ele, quando chegou à Casa tinha dois objetivos principais: destravar o estado de Roraima para crescer, desenvolver, gerar renda e emprego; e também o combate à corrupção.

O senador disse que Roraima tem uma discrepância inexplicável. Ele explicou que o estado tem a maior renda per capita do mundo e, no entanto, é a unidade da federação considerada a mais pobre.

Ele lembrou que quando foi eleito senador, Roraima era um estado que apresentava números desconfortáveis: 49% do PIB era proveniente dos salários de servidores públicos federais, estaduais e municipais; 36% vinham do comércio e dos serviços abastecidos por esses contracheques e somente 9% da indústria e 6% da pecuária e da agricultura.

Segundo Telmário, hoje os números são melhores e Roraima é o terceiro estado que mais cresceu na exportação, 68%, duas vezes a média nacional, e é o terceiro melhor do Brasil, perdendo só para o Espírito Santo e para Sergipe.

Verbas para a área de saúde, em especial no combate à covid-19, construção de estradas para colonos via Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e também outros recursos para a agricultura e educação, possibilitaram uma grande melhoria na qualidade vida e desenvolvimento do estado, de acordo com o levantamento do senador.

— Vou me despedir desta Casa com a consciência tranquila, com as mãos limpas como eu entrei, com a cabeça erguida e com a missão cumprida — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)