Plínio Valério faz criticas a COP 27

Da Agência Senado | 22/11/2022, 19h02

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou, em pronunciamento nesta terça-feira (22), o encontro da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheikh, no Egito. Para ele, não há resultados políticos nesses eventos, mas “palco para autoridades políticas que desejam apenas plateia” com diagnósticos quase sempre, fantasiosos.

O senador também ressaltou que “não suporta mais tanta hipocrisia”, nas discussões das mudanças climáticas, com metas, que são “invariavelmente descumpridas” e que pouco contribuem para o enfrentamento dos problemas ambientais.

— O mais grave de tudo e o que mais expõe as COPs como festivais de hipocrisia generalizada é que nada de realmente novo aparece nesses encontros. Nada mais parecido do que a COP anterior: a 25 se parece com a 26, que se parece com a 27. O festival, o show de hipocrisia continua; o show daqueles que acabaram com o seu habitat, daqueles que destruíram os seus recursos naturais e querem que nós, brasileiros, deixemos de usar os nossos recursos — declarou.

Ele ainda destacou que o jatinho utilizado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva para ir a COP 27, emite mais gases de efeito estufa do que voos comerciais. “Uma só hora de um jato desses polui muito mais o planeta do que o consumo da energia gasta andando de carro, poluindo, fazendo todo tipo de estrago de um americano”, disse.

— Sempre paira, no ambiente um certo cheiro de hipocrisia, às vezes, ostensivo, às vezes, subliminar, mas sempre presente. Raras vezes, porém, essa hipocrisia ficou tão ostensiva quanto a que ocorreu nesta 27ª edição no balneário egípcio para endinheirados. As provas estão pousadas nos aeroportos desse balneário e de cidades próximas, afinal, ambientalistas e autoridades usaram aproximadamente, 400 jatos particulares para ir à Conferência do Egito. Os próprios militantes pró-clima, não os passageiros, é claro, dessas aeronaves, apontaram a hipocrisia dos ativistas participantes da COP 27 — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)