Para Confúcio Moura, as ‘cidades inteligentes’ integrarão a sociedade com os governos

Da Rádio Senado | 22/11/2022, 19h35

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou o avanço de um novo modelo na gestão de cidades, conhecidas como “cidades inteligentes”. Esse modelo, segundo o senador, estaria sendo implementado em alguns países. Em pronunciamento nesta terça-feira (22), frisou que o Brasil também aderiu à iniciativa com a divulgação pelo governo federal da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

— Define cidade inteligente, no contexto brasileiro, as que se comprometem com o desenvolvimento urbano, a transformação digital sustentável em seu aspecto econômico, ambiental, sociocultural, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede.

Confúcio Moura declarou confiar nesses princípios de política pública expostos pelo Executivo. Ressaltou tratar-se de tecnologias que propõem um novo modelo de gestão para os municípios brasileiros. Em sua opinião, são iniciativas que contribuirão para o futuro do País e que irão promover a integração entre os cidadãos e os sistemas governamentais, facilitando, na prática, o “acesso da população aos serviços públicos que o Estado constitucionalmente deve garantir”.

— Trata-se de uma das consequências positivas do crescente desenvolvimento da tecnologia da informação, que se aliou à urgente demanda pela democratização do acesso à população a meios digitais, assim como se trata da imperiosa necessidade de ganho de qualidade e de eficiência nos serviços públicos — esclareceu o senador. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)