Senadores lamentam morte de Isabel do Vôlei

Da Agência Senado | 16/11/2022, 17h28

Em suas redes sociais, os senadores lamentaram a morte da ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, ocorrida nesta quarta-feira (16) aos 62 anos, em São Paulo.

Integrante das divisões de base do Flamengo, Isabel do Vôlei, como era conhecida, chegou a disputar duas Olimpíadas com a seleção brasileira de vôlei, em 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles. Ela também atuou em campeonatos sul-americanos, nas categorias juvenil e adulto, pan-americanos e mundiais. Na década de 90, passou a atuar no vôlei de praia, tendo sido uma das pioneiras da modalidade no mundo. Entre outras premiações, obteve ainda seis medalhas em competições mundiais.

Ex-atleta de vôlei, a senadora Leila Barros (PDT-DF) disse que Isabel Salgado representou a vanguarda no vôlei e destacou as conquistas da ex-jogadora nas quadras.

“O esporte brasileiro tem hoje um dos dias mais tristes da sua história, com a notícia da partida repentina da Isabel Salgado. Ela foi ícone de uma geração vanguardista do voleibol feminino e multicampeã nas quadras e na vida. Isabel foi uma mãe zelosa e uma mulher com firmes posições. Perdemos uma líder que deixou um legado para toda a sociedade. Registro aqui a minha gratidão pelos ensinamentos deixados em grandiosos gestos como atleta e mulher. Peço a Deus que conforte os corações dos seus filhos Pilar, Maria Clara, Carol, Pedro e Alison; dos seus netos e demais familiares, amigos e admiradores“, disse Leila.

Em sua postagem, o senador Romário (PL-RJ) destacou que Isabel do Vôlei contribui para o desenvolvimento do esporte no país.

“Perdemos uma das maiores lendas do esporte nacional: Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei. Um exemplo de atleta e cidadã, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do esporte no Brasil, como também pelo respeito que o mundo tem pelos nossos atletas. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Isabel, em especial aos seus 5 filhos e netos. Que Papai do Céu possa confortar vocês diante dessa perda repentina”, afirmou.

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) destacou a atuação profissional de Isabel do Vôlei.

 “Nossa solidariedade e nossos sentimentos! Muito triste essa notícia! Descanse em paz, Isabel! Nas quadras do Brasil e do mundo, ou fora delas, como atleta e cidadã consciente, Isabel foi exemplo! Por isso, seu Adeus repercute e dá lugar à saudade, especialmente daqueles que a aplaudiram nas conquistas esportivas mundo afora”, postou o senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

O senador Alexandre Silveira (PSD-MG), por sua vez, destacou que Izabel do Vôlei era referência nacional em sua área de atuação.

“Nos despedimos hoje de Isabel Salgado, referência esportiva em nosso pais e medalhista pan-americana. Grande defensora da democracia, Isabel estava na equipe de transição do governo @lulaoficial, tamanho compromisso com o Brasil. Meu fraterno abraço à família e amigos”, afirmou.

Senadora pelo MDB do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB-MS) afirmou que a morte de Isabel do Vôlei representa uma grande perda para o vôlei brasileiro.

“Hoje, o esporte perde um grande ícone. Isabel Salgado foi uma atleta excepcional, a primeira estrela do vôlei feminino profissional e pioneira quando se tornou a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior, abrindo ainda caminho ao vôlei de praia no Brasil. Integrou, mais recentemente, o grupo de esporte da transição de governo. Meus mais sinceros sentimentos aos fãs, à família e seus amigos”, afirmou a senadora.

Também senadora pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (União) destacou a atuação esportiva de Isabel do Vôlei.

“ Não foi apenas o vôlei que perdeu uma grande atleta. O Brasil inteiro perdeu um ícone do esporte brasileiro, que também representou muito bem as mulheres no esporte. Que Deus conforte a família e os amigos da Isabel do vôlei, e a receba com amor”, afirmou.

Em vídeo publicado no Twitterr, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) destacou a sua amizade com Isabel do Vôlei.

“Uma mulher de personalidade e minha amiga leal! Foi jogar vôlei na minha cidade natal e não aceitou hotel, ficou na minha casa com mamãe! Deus no colo com você e confortar família!!! Estou muito triste!!!, postou Kajuru.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) ressaltou que a ex-jogadora olímpica fez história no vôlei brasileiro.

“Uma tristeza a perda prematura de Isabel Salgado, uma de nossas atletas mais queridas, que fez história no vôlei e no esporte nacional. Minhas condolências a todos os familiares. Que Deus os ilumine para enfrentar esse momento tão difícil”, afirmou.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) destacou que Isabel do Volei foi uma atleta admirada por diversas gerações.

“O Brasil perde um ícone do esporte, a grande Isabel Salgado, exemplar dentro e fora das quadras, admirada e amada por gerações! Que Deus conforte a família e os amigos”, afirmou. 

Senador pelo Pará, Paulo Rocha (PT) destacou a participação de Isabel do Vôlei no grupo Esporte pela Democracia.

“Uma notícia triste para democracia. É com extremo pesar que lamento a morte precoce de Maria Isabel Barroso Salgado, a ícone do vôlei brasileiro. Isabel fazia parte do grupo “Esporte pela Democracia” em busca de melhorias para o esporte. O Vôlei perdeu um de seus grandes nomes nesta quarta-feira. Ela tinha acabado de ser convocada para a pasta do esporte na equipe de transição do nosso presidente @lulaoficial. Ela participou de reunião virtual na segunda-feira, mas acabou internada após se sentir mal”, afirmou.

A morte prematura de Isabel do Volei também foi lamentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

“Triste notícia a da morte da ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado. Ela nos deixa prematuramente aos 62 anos. Uma das maiores atletas do país. Símbolo de uma geração. Foi a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, afirmou.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destacou o espírito democrático de Isabel do Vôlei.

Hoje o Brasil perdeu a nossa querida Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei. Grandiosa nas quadras e na luta por democracia. Ajudou o país a derrotar o autoritarismo e estava no grupo de transição do esporte. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos. Vá em paz, Isabel”, afirmou.

O senador Humberto Costa também apontou a participação de Isabel do Vôlei no grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

“Foi com tristeza que soube da morte de Isabel Salgado, uma das maiores atletas do vôlei brasileiro. Isabel tinha um grande compromisso com a sociedade e o bem estar da população e estava participando do grupo de esportes da transição. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, afirmou.

Em sua postagem, a senadora Maria do Carmo (PP-SE) manifestou condolências aos familiares e amigos de Isabel do Vôlei.

“Vôlei é meu esporte favorito. Joguei quando nova e ainda hoje acompanho os jogos estaduais e da seleção. Muito triste com a notícia de hoje cedo. Minha solidariedade e conforto aos familiares e amigos de Isabel, ícone do esporte brasileiro, mulher livre, independente e vencedora”, afirmou.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) destacou o talento e a atuação pioneira de Isabel do Vôlei nas quadras.

“Hoje perdemos a talentosa Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei. Pioneira nas quadras e incansável na luta pela democracia. Estava no grupo de transição de esporte do nosso governo. Nossa profunda solidariedade aos familiares e amigos”, afirmou.

Líder do governo, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) também lamentou o falecimento de Isabel do Vôlei.

“O Brasil perde uma estrela. Isabel! Muito torci por você nas quadras. Você na nossa memória sempre! Mais uma estrelinha no Céu! QueDeus a receba com amor”, concluiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)