Senadores prestam um minuto de silêncio em homenagem a Gal Costa

Thomás Guida Bernardo | 09/11/2022, 17h32

Na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (9), os senadores prestaram um minuto de silêncio em homenagem à cantora e compositora Gal Costa, 77 anos, que morreu na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, onde residia. Mais cedo, senadores também usaram as mídias sociais para lamentar a perda da cantora baiana.

O primeiro a se manifestar e a solicitar a homenagem em Plenário foi o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). Ele afirmou que a data é um dia muito triste para o país.

— Para mim, uma das três maiores intérpretes da música brasileira em toda sua história. Presidente Vital e demais companheiros e amigos aqui, certamente concordam. Morreu hoje cedo a cantora intérprete Gal Costa, a baiana, aos 77 anos de idade. Então presidente, tenho certeza da sua concordância e toda esta Casa, deve prestar uma homenagem a ela por tudo que ela representou para nós — afirmou o parlamentar.  

Ao acolher a sugestão, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que presidia a sessão, afirmou que Gal Costa foi uma extraordinária intérprete e brasileira, e transmitiu pesar aos familiares da artista em nome do Senado.

— Uma extraordinária intérprete da música, não apenas popular brasileira, mas ela versou em outros campos dessa diversidade, nessa musicalidade, tão rica, nacional, prestar as homenagens pela ausência, a partir de hoje, desta grande brasileira, filha da Bahia, que foi, que é Gal Costa, e eu acolho a sua sugestão justa, merecida, no reconhecimento a todos os valores de uma cantora, de uma intérprete que há muitos de nós, que tivemos a oportunidade de alcançar nos melhores e áureos tempos de Gal Costa, se deleitavam com as suas interpretações incomuns. Então eu peço um minuto de silêncio aos presentes para que nós homenageemos a cantora e intérprete Gal Costa — disse.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador. Em 57 anos de carreira, Gal Costa lançou mais de 40 álbuns e recebeu diversos prêmios. A artista baiana deixa um filho de 17 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)