Rogerio Carvalho critica 'uso da máquina administrativa’ durante as eleições

Da Rádio Senado | 09/11/2022, 21h18

Ao agradecer os votos recebidos da população sergipana no pleito eleitoral de outubro, em que concorreu ao governo do estado, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) alertou, em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (9), sobre o "uso abusivo e criminoso da máquina administrativa” verificado em todo o país.

— As máquinas administrativas abusaram do assédio eleitoral; abusaram do poder econômico e, além disso, interferiram em vários resultados eleitorais Brasil afora. Ou interferiram na diferença de votos ou interferiram no resultado efetivo — afirmou.

Para Rogério, ficaram evidentes, no processo eleitoral deste ano, os vários casos de “desobediência à Justiça Eleitoral”. O que antes era exceção, tornou-se regra neste pleito. Em sua opinião, faltou aos tribunais regionais eleitorais (TREs) agir como agiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou seja, com mais “eficiência” e “celeridade” para coibir os casos de abusos comprovados, o que poderia ter alterado alguns resultados eleitorais que foram divulgados ao fim da apuração do segundo turno em 30 de outubro.

— Falo isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomava decisões sobre propaganda em 24 horas — tirando do ar. Isso evitou uma judicialização muito grande, porque disciplinou e foi estabelecendo limites para que o jogo fosse equilibrado — concluiu. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)