Nelsinho Trad é reeleito para presidência do Parlamento Amazônico

Da Agência Senado | 09/11/2022, 11h06

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi reconduzido à presidência do Parlamento Amazônico (Parlamaz) nesta terça-feira (8). Ele ficará no cargo por mais dois anos. O Parlamento terá reuniões até quinta-feira (10), na cidade de Bogotá, Colômbia. A organização que envolve oito países — Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — que têm território na Amazônia, estava desativada há 10 anos. Nelsinho Trad é o representante do Senado no Parlamaz.

— Nessas reuniões do Parlamento Amazônico, com países que detém o território amazônico, estão sendo discutidas pautas comuns que venham a fortalecer o meio ambiente. A certeza é que unidos, vamos demonstrar a toda a humanidade a força do Parlamaz representado pelos países que aqui se fazem presente — disse o senador.

Trad destacou a responsabilidade de reassumir a presidência do Parlamaz, salientando o compromisso da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) nesse sentido. O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) foi eleito secretário executivo do Parlamaz.

— Vamos trabalhar pela institucionalização, criar um novo regimento com regras claras. (…) Temos muito pela frente — disse o deputado.  

Cooperação internacional

Na segunda reunião presencial desde a reativação do grupo, a vice-presidente eleita do Parlamento Amazônico, a senadora colombiana Yenica Acosta Infante, e representantes da Colômbia, Peru, Equador e Bolívia destacaram os esforços de Nelsinho Trad pela reativação e institucionalização do colegiado.

— Em maio, estivemos em Brasília, em uma sessão presencial e manifestamos que temos que nos unir, fortalecer esse trabalho de diferentes países, para salvar a Amazônia. Trabalhar articuladamente estratégias, projetos, cooperação internacional para salvar essa terra, esse tapete verde que é o pulmão do mundo — ressaltou Yenica Infante.

A secretária geral da OTCA, Alexandra Moreira, participou do encontro por videoconferência. O presidente do Senado da Colômbia, Roy Barreras, também esteve na sessão, bem como embaixadores e organizações não governamentais. Entre elas, a Coalizão Brasil Clima, Rewild, Rainforest Trust e a International Conservation Caucus Foundation (ICCF), que deram suporte para a realização do encontro na Colômbia. 

Dia Internacional da Amazônia

O Parlamento Amazônico aprovou na sessão desta terça-feira (8) a Declaração do Dia Internacional da Amazônia, para posterior apresentação ao Sistema das Nações Unidas. A iniciativa foi apresentada pela delegação da Bolívia, por considerar, dentre vários pontos, a importância de se promover a sensibilização dos cidadãos de todos os países para questões amazônicas numa mesma data comemorativa, 5 de setembro. 

— Não existe um dia Internacional que proteja a Amazônia. Que possamos levar essa festa a outros países. Ter um dia Internacional trará uma força a esse parlamento e que estamos buscando — defendeu a deputada boliviana Romina Jimenez. 

A ideia foi apoiada pela representante do Equador.

— Nesse dia [5 de setembro] celebramos o Dia da Mulher Indígena. Celebraremos as duas datas importantes no mesmo dia — afirmou a vice-presidente pelo Equador, Rosa Cerda.

A declaração segue à OTCA para apresentá-la aos Executivos de cada país integrante do Parlamaz.

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Nelsinho Trad.

Joás Benjamin sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)