Kajuru critica nomeação de integrantes para o Conselho Nacional de Educação

Da Rádio Senado | 09/11/2022, 17h31

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (09), a nomeação de nove integrantes para o Conselho Nacional de Educação (CNE) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo o senador, uma das indicadas é irmã do ministro da Economia, Paulo Guedes. O mandato dos conselheiros é de quatro anos.

O senador destacou que o CNE vai participar de discussões relacionadas as principais políticas educacionais do país, como o novo Plano Nacional de Educação (PNE), além da recomposição da defasagem de aprendizado agravada pela covid-19 e o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser implementado a partir de 2024.

 Não seria razoável o futuro governo ao menos coparticipar do processo de indicação dos membros do Conselho? Afinal, estamos ou não em uma transição republicana? Na verdade, assistimos mais do mesmo de uma administração que maltratou a educação. Durante quatro anos, o país teve quatro ministros de educação, cada um pior que o outro. Isso em meio a corte de verbas, militarização das escolas públicas, ataque a universidades federais, redução no número de matriculas nos vários níveis de ensino e escândalos de corrupção — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)