Senadores aplaudem Rebeca Andrade por ouro inédito em Mundial de Ginástica

Da Agência Senado | 04/11/2022, 14h12

Senadores usaram as redes sociais para parabenizar a ginasta brasileira Rebeca Andrade, que ganhou a medalha de ouro do individual geral no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de Liverpool, na Inglaterra, nesta quinta-feira (3). Aos 23 anos, ela é a primeira brasileira campeã mundial da prova mais tradicional da modalidade, sendo agora a nova número 1 do mundo. Somando 56,899 pontos, Rebeca obteve exatamente um ponto e meio de vantagem para a americana Shilese Jones, que ficou com a prata. A britânica Jéssica Gadirova ficou com o bronze (55,199).

Para a senadora Leila Barros (PDT-DF), que é ex-atleta, a ginasta foi perfeita na apresentação. “Não existem desafios que Rebeca não possa superar. É um orgulho para o Brasil ter uma atleta tão completa e incrível. Parabéns, Rebeca, você merece cada conquista em sua vida”, escreveu.

Ao homenagear a campeã, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) destacou que o esporte é ferramenta de inclusão, apto para transformar realidades e unir pessoas. “E nosso Brasil precisa disso. Receba nossa gratidão, guerreira. Seu ouro inédito, ao som do Baile de Favela, nos enche de alegria e de esperança”.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) também compartilhou o sentimento de orgulho que sente pela campeã. “Nossa Rebeca Andrade é ouro. A ginasta foi a campeã no individual geral do Mundial de Liverpool e se tornou a melhor do mundo. Um orgulho. Parabéns, Rebeca, você colocou o Brasil para brilhar e mostrar do que a mulher brasileira, negra, periférica, é capaz”.

“Que atleta, que luta, que exemplo de mulher guerreira e determinada. Parabéns, Rebeca. Que sua história inspire outras mulheres brasileiras a prosperarem com garra e determinação”, declarou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que a vitória de Rebeca é mais uma conquista da população negra do Brasil. “Parabéns à nossa medalhista Rebeca Andrade pela vitória e pelo orgulho de representar as mulheres pretas. É ouro mundial. Suas palavras emocionaram a todos nós: 'É pra mostrar do que o preto é capaz'.”

"Muito sucesso para a campeã Rebeca", desejou ainda o senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) publicou que “a melhor ginasta do mundo é negra, periférica e levou o funk para o mundo”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)