Sessão especial vai homenagear o Dia da Consciência Negra

Da Agência Senado | 25/10/2022, 21h40

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (25) a realização de uma sessão de homenagem para celebrar o Dia da Consciência Negra. O requerimento (RQS 692/2022) para a sessão especial é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A data da homenagem ainda será marcada pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

Para Paim, o Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, é uma data de reflexão e de homenagem a Zumbi do Palmares. O líder negro, líder do Quilombo dos Palmares, morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Paim lembrou que o Senado já aprovou, no ano passado, o projeto que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra (PLS 482/2017). De iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e relatado por Paim, o projeto está em análise na Câmara dos Deputados.

Saúde

Também foi aprovado o requerimento 192/2022, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), para uma sessão especial de homenagem à  Organização Panamericana da Saúde (Opas), que completa 120 anos em dezembro. A Opas é a agência especializada em saúde que atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A sessão ainda não tem data marcada.

Uma terceira sessão especial foi aprovada. Desta vez para celebrar o centenário de criação do Hospital Misericórdia Vila Itoupava, localizado em Blumenau (SC). A iniciativa partiu do senador Esperidião Amin (PP-SC), por meio do requerimento 663/2022

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)