Girão afirma que vacinas para covid foram fornecidas ‘de fato’ pelo governo federal

Da Agência Senado | 06/10/2022, 19h30

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou nesta quinta-feira (6) que as vacinas contra a covid-19 foram adquiridas e fornecidas de fato pelo governo federal, a despeito da transferência de bilhões em recursos para estados e municípios. 

Ao mesmo tempo, Girão fez críticas a integrantes da CPI da Covid: apesar de várias denúncias de desvios nas esferas estaduais e municipais, na visão dele, o grupo  de senadores mais conhecido como G7 “impediu qualquer apuração, blindando os governadores e prefeitos de forma escancarada”.

— Eu vejo no Ceará que parte expressiva da população ainda acredita que foi o governo do estado que garantiu as vacinas. Isso porque o governo do PT gastou mais de R$ 1,06 bilhão com propaganda e publicidade, mas continua sustentando, mandando dinheiro para o tal do Consórcio Nordeste. Até operação da Polícia Federal e da CGU [Controladoria-geral da União] nós já tivemos lá — disse o senador. 

O parlamentar ainda criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não autorizar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a fazer um pronunciamento em rede nacional sobre o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação de 2022. 

— Isso é inconcebível, é uma vergonha! Tal medida pode ter ajudado a baixa adesão, pois mesmo com duas prorrogações, só 60% da população, principalmente crianças, foram vacinadas. Isso é covardia! Impedir o Ministro da Saúde de fazer uma campanha de vacinação — protestou Girão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Eduardo Girão