Nelsinho Trad cobra redução imediata dos preços das passagens aéreas

Da Rádio Senado | 04/10/2022, 20h42

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) criticou a alta dos preços das passagens aéreas para voos domésticos, principalmente no período pós-pandemia de covid-19. Em pronunciamento nesta terça-feira (4) ressaltou que as tarifas cresceram ‘vertiginosamente’ nos últimos anos, justamente em um setor que recebeu “ajuda bilionária" do governo federal por meio de renúncia fiscal e rolagem de dívidas, entre outros benefícios.

— É impressionante o aumento de até 70% em um ano no setor de aviação. E dizer que as desculpas anteriormente coladas recaíam sobre os preços dos combustíveis de avião. Ora, nós adotamos todas as medidas legais. Cortamos os impostos nos estados para baixar a gasolina e não vimos nenhuma movimentação desse setor no sentido de acompanhar todo esse sacrifício que estamos fazendo para normalizar a questão dos combustíveis no País — afirmou.

Nelsinho continuou dizendo que, diante da situação, espera uma redução imediata das tarifas por parte das companhias, principalmente para trechos nacionais. Com a proximidade do fim de ano e férias, ressaltou, muitos brasileiros pretendem viajar, sobretudo porque não o puderam antes devido à pandemia. Agora, acredita o parlamentar, a procura por passagens aéreas será considerável. É preciso, portanto, cobrar do setor a redução das tarifas.

— Já fiz uma audiência pública na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle para poder entender essa história. Explicaram de tudo quanto é jeito, mas compreensão, que é bom, e resultado, nada. Por isso, vou cobrar desse setor, através de outra audiência pública, que nos explique o absurdo do preço das passagens aéreas em nosso país. Isso não pode continuar dessa forma — concluiu o senador. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)