Comitê de Equidade representou Senado em evento internacional de mulheres

Da Comunicação Interna | 29/09/2022, 17h41

O Comitê Permanente pela Igualdade de Gênero e Raça representou o Senado na Reunión de la Red de Funcionarias y Funcionarios Parlamentarios para la Igualdad de Género, que reuniu mulheres de parlamentos da América Latina para debater políticas inclusivas.

O evento aconteceu on-line no último dia 12, com participação da coordenadora do Núcleo Social (Nsoc) da Consultoria Legislativa (Conleg), Roberta Viegas. Ela participou como representante do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Senado.

— Eram mais de 50 mulheres de vários países da América. Espera-se do debate um estreitamente com outros países na temática de gênero, para trocas de experiências e soluções nos assuntos apontados, como violência política e assédio moral — relata.

A reunião foi organizada pela ParlAmericas, um conselho dirigido por 21 legisladores de 18 países da Américas do Sul, Central e Norte. Entre as conclusões, a relevância das alianças interpartidárias de parlamentares mulheres para pautar agendas importantes ao gênero feminino. Enfatizou-se também a importância do tema das políticas de cuidado nas pautas social e econômica dos países participantes.

Segundo Roberta, todas as participantes foram unânimes em afirmar que a falta da discussão sobre a política de cuidados nos países impacta muito a vida de todas as mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)