CCT vota relatório sobre políticas de implantação da rede 5G no Brasil

Da Agência Senado | 20/09/2022, 14h16

Relatório que avalia as políticas públicas de implantação da quinta geração de redes móveis (5G) no Brasil será discutido e votado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) em reunião nesta quarta-feira (21), às 10h.

Elaborado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), o relatório analisa os impactos econômicos e sociais da nova tecnologia e propõe medidas para agilizar o processo de implementação do 5G no país.

A atuação do governo federal na área foi escolhida pela CCT, em 2021, como a política pública a ser avaliada pelo colegiado. Desde o ano passado, a CCT fez audiências públicas sobre o tema, para embasar a avaliação dos senadores.

Audiência pública

Outro item em pauta é um requerimento de audiência pública para discutir os impactos de medida provisória que reduz recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A MP 1.136/2022, editada no final de agosto, impõe limites para a utilização do fundo. Criado em 1969, o FNDCT é uma das principais fontes de financiamento para fomento à ciência, tecnologia e inovação no país. 

Também está prevista a deliberação sobre três ofícios e 16 itens com pedidos de outorgas para liberação de emissão de sinais de radiodifusão comunitário em diversos municípios, como Dourados (MS) e Jupi (PE).

A reunião acontecerá no plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

Joás Benjamin sob supervisão de Sheyla Assunção. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)