Humberto Costa cobra investigação de assédio moral na EBC

Da Agência Senado | 16/09/2022, 17h29

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senador Humberto Costa (PT-PE), solicitou investigação de denúncias de assédio moral e perseguição política na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os ofícios, encaminhados à Procuradoria-Geral do Trabalho, à Defensoria Pública Federal e à Subprocuradoria-Geral dos Direitos do Cidadão, mencionam a jornalista Kariane Costa, membro do Conselho Administrativo da EBC, como alvo de represálias de gestores da estatal por ter denunciado punições arbitrárias a funcionários.

“A perseguição àquela jornalista integra o quadro de assédio moral e perseguição política que tem sido contumaz naquela empresa e que é objeto de amplo repúdio entre os órgãos de representação da categoria, exigindo um atuar coletivo para preservar os direitos coletivos de seus trabalhadores, inclusive no que tange aos seus direitos humanos violados”, diz o senador em seus ofícios.

Como representante dos empregados no Conselho Administrativo, Kariane Costa encaminhou à ouvidoria da EBC relatos de assédio moral por parte da diretoria, que respondeu com uma acusação de difamação contra a empresa e o pedido de demissão por justa causa. Para Humberto Costa, é espantoso o processo pelo qual Kariane “passou de denunciante a denunciada” e levou o caso a ser apurado pelo Ministério Público do Trabalho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)