Brasil doa 21 veículos blindados do Exército ao Uruguai

Da Agência Senado | 16/09/2022, 10h59

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de doação ao Uruguai de 21 viaturas blindadas que não estão mais em uso pelo Exército brasileiro. Originada do PL 3.212/2021, aprovado pelo Senado em agosto, a Lei 14.449 foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Com isso, serão doadas à nação vizinha 10 veículos blindados M-108 e 11 blindados Urutu para transporte de pessoal.

Os blindados serão entregues em seu atual estado de conservação e as despesas serão custeadas pelo comando do Exército. O governo estima em R$ 20 mil o custo do transporte até o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento (RS), local de entrega ao Exército uruguaio.

Relator no Senado, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) apontou que os 21 blindados são obsoletos em comparação a outras viaturas pertencentes ao Exército, e que custa mais mantê-las que doá-las.

— A manutenção representa uma deseconomia. É mais dispendioso manter as viaturas do que se desfazer delas — apontou o senador quando o projeto, de autoria do governo, foi aprovado no Senado, em agosto.

Segundo o Ministério da Defesa, os 21 blindados não apresentam mais utilidade para fins operacionais ao Exército brasileiro. A pasta acrescenta que a doação não representa prejuízos às missões brasileiras em andamento. Além disso, os blindados serão substituídos por versões mais modernas, e a doação também contribui na manutenção de boas relações com o Uruguai.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)