Pacheco participa de posse da ministra Rosa Weber na presidência do STF

Da Agência Senado | 13/09/2022, 09h25

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou nesta segunda-feira (12) da posse da ministra Rosa Weber na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pelas redes sociais, ele parabenizou a magistrada e reforçou que o Congresso Nacional seguirá o compromisso de manter o respeito, o diálogo, a harmonia e a independência entre os Poderes. 

“Este é o caminho para o fortalecimento das instituições, condição fundamental para a manutenção da democracia, do Estado de Direito e do desenvolvimento”, disse Pacheco no twitter. 

O presidente do Senado ainda parabenizou o vice-presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, que também assumiu o posto na cerimônia e reconheceu o trabalho do ministro Luiz Fux, que deixou a presidência do STF após dois anos. “Pelo trabalho realizado com competência na liderança do Supremo Tribunal Federal, durante o biênio 2020-2022”.

Durante o discurso de posse, a ministra Rosa Weber defendeu a democracia, a separação dos poderes e o combate ao discurso de ódio. Ela repudiou práticas de intolerância e defendeu a liberdade de manifestação do pensamento. “Sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre não há democracia”, disse.

Ainda de acordo com a presidente do STF, o foco de sua gestão será a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Ela destacou que o país vive tempos particularmente difíceis na vida institucional e que o Supremo não pode desconhecer esta realidade. “Até porque tem sido alvo de ataques injustos e reiterados, inclusive sob a pecha de um mal compreendido ativismo judicial” por pessoas que desconhecem o texto constitucional.

Com Assessoria do STF

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)