Senadores repercutem morte da rainha Elizabeth II: 'exemplo de estadista'

Da Agência Senado | 08/09/2022, 16h02 - ATUALIZADO EM 08/09/2022, 20h10

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, emitiu nesta quinta-feira (8) nota de pesar pelo falecimento da rainha Elizabeth II, a quem definiu como “exemplo de estadista”. Ela vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos e estava sob cuidados médicos no Castelo de Balmoral, na Escócia. Os senadores usaram as redes sociais para lamentar a morte da rainha.

“Recebo com tristeza a notícia do falecimento da rainha Elizabeth II. Ela era a chefe de Estado do Reino Unido e de mais 14 Estados independentes dos Reinos da Comunidade de Nações. A rainha também liderava a Commomwealth, a Comunidade das Nações, organização intergovernamental composta por 56 países e população de 2,5 bilhões de pessoas. Aos 96 anos, e mais de 70 anos de reinado, Elizabeth II vivenciou alguns dos momentos mais importantes da história da humanidade. Cumpriu seu papel constitucional com louvor e foi um exemplo de estadista. Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolências à família e a todo o povo do Reino Unido”, diz a nota de pesar de Rodrigo Pacheco.

Elizabeth Alexandra Mary, conhecida como Elizabeth II, nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ela assumiu o trono da Inglaterra em 1952, aos 25 anos. A cerimônia de coroação ocorreu no ano seguinte. Foram 70 anos de reinado. Seu sucessor será o príncipe Charles, o mais velho de seus quatro filhos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado. Ele usará o nome de rei Charles III. Uma das últimas medidas da rainha Elizabeth, na última terça-feira (6), foi a nomeação da nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.

Clique nas imagens e veja a repercussão entre os senadores nas redes sociais
 

Rodrigo Pacheco

Luis Carlos Heinze

Simone Tebet

Fabiano Contarato

Humberto Costa

Soraya Thronicke

Mara Gabrilli

Izalci Lucas

Jorge Kajuru

Paulo Rocha

Carlos Portinho

Plínio Valério

Leila Barros

José Serra

Jarbas Vasconcelos

Alexandre Silveira

Davi Alcolumbre

Zenaide Maia

Wellington Fagundes

Marcelo Castro

Eduardo Braga

Eliziane Gama

Randolfe Rodrigues

Carlos Fávaro

Jean Paul Prates

Confúcio Moura

Romário

Luiz Pastore

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Inglaterra Redes Sociais Reino Unido