Senado e Rede Bandeirantes assinam convênio para divulgação de atividades do Bicentenário

Da Agência Senado | 06/09/2022, 19h22

O Senado Federal e a Rede Bandeirantes assinaram nesta terça-feira (6) um convênio para a promoção das atividades culturais do Senado referentes à comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. O projeto é conduzido pela Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência.

Participaram da cerimônia de assinatura o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da comissão especial, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad; e Andre Basbaum, diretor de Conteúdo de Jornalismo da emissora.

Pacheco destacou que a Rede Bandeirantes vem fazendo uma cobertura “eficaz” de temas do bicentenário e agradeceu pelo interesse em acompanhar as atividades do Senado. Randolfe comentou sobre o propósito dos trabalhos da Comissão Curadora, que foi criada em 2019.

— Temos um conjunto de realizações que são no sentido não somente de celebrar, mas de refletir o que nos constitui como nação. Desde a instauração da comissão nós nos dedicamos a resgatar a memória destes 200 anos.

João Carlos Saad também cumprimentou o Senado por ter “abraçado” o tema do bicentenário. O presidente da Rede Bandeirantes mostrou entusiasmo com a abordagem da história do Brasil na programação da emissora. 

— Tivemos a felicidade de encontrar um linguajar mais simples, contando a história com naturalidade. Fez o efeito de subir a audiência. Isso quer dizer que tem uma demanda reprimida, uma vontade de as pessoas saberem. A nossa história ainda precisa ser recontada.

Randolfe e Pacheco entregaram aos representantes da Rede Bandeirantes cópias do livro Vozes do Brasil: a linguagem política na Independência (1820-1824), uma das realizações da Comissão Especial Curadora. Ele contém panfletos da época da Independência que foram obtidos junto a uma biblioteca nos Estados Unidos e nunca haviam sido publicados.

O Bicentenário da Independência será comemorado nesta quarta-feira, dia 7 de setembro. Na quinta-feira (8) o Congresso Nacional vai promover sessão solene para marcar a data. O evento terá a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo; de comitivas de outros países lusófonos, como Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique; e de ex-presidentes do Brasil.

Petroleiros

Nesta terça-feira, o presidente Rodrigo Pacheco também se reuniu com representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), para tratar da política de criação de subsidiárias da Petrobras. Eles argumentaram que essa estratégia permite que a empresa promova a alienação de refinarias sem a autorização do Congresso Nacional.

Pacheco afirmou que vai analisar o assunto e que vai levar o tema a conversas com o Supremo Tribunal Federal (STF). A reunião foi intermediada pelo líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)