Nilda condena atentado na Argentina e afirma que também há clima de violência no Brasil

Da Rádio Senado | 02/09/2022, 16h21

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) condenou a tentativa de assassinato da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e lamentou que um brasileiro tenha sido o responsável por esse ato de violência. A parlamentar parabenizou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pela declaração feita sobre o tema no início da sessão deliberativa desta sexta-feira (2).

— E essa violência está se dando em todo o Brasil, presidente. E isso é uma consequência, é o resultado da propagação de que os brasileiros precisam portar armas, presidente. Esse é o resultado do que o presidente Bolsonaro vive a propagar, a divulgar. Lamentavelmente o Brasil está se tornando um país violento. E o senhor bem disse: é contra a democracia, contra a liberdade de pensamento, de ação, enfim, de direito que o brasileiro tinha e que hoje está perdendo.

Em seu pronunciamento, Nilda também destacou a importância da autorização, pelo Senado, de operações de crédito externo para o município de Sorocaba, no estado de São Paulo, e para o estado do Ceará, ambos com garantia da União. No caso do município paulista, a operação é no valor de até US$ 16 milhões, provenientes do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), cujos recursos destinam-se ao financiamento parcial do Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Sorocaba. No que se refere ao Ceará, trata-se de uma operação de crédito externo no valor de até US$ 150 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que se destinam ao financiamento parcial do Programa de Qualificação da Infraestrutura Rodoviária (InfraRodoviária Ceará).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)