Guaracy Silveira pede voto de pesar pelo falecimento de Mikhail Gorbachev

Da Rádio Senado | 31/08/2022, 12h52

O senador Guaracy Silveira (Avante-TO) propôs nesta quarta-feira (31), durante sessão deliberativa remota, voto de pesar pela morte do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, de 91 anos, na terça-feira (30). Ressaltou que a mensagem do Senado deverá ser encaminhada à embaixada da Federação Russa no Brasil e a todos os 15 países que faziam parte da antiga União Soviética.

O senador destacou que Gorbachev era um ”social-democrata convicto” e que sempre será lembrado por seus grandes feitos. Entre eles, o da abertura política e econômica de seu país com o mundo ocidental, pela qual foi responsável direto, e a idealização de um acordo para o desarmamento nuclear, algo muito cobiçado pelas nações nos anos 1980. Por esses e outros feitos, Gorbachev ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1990, assim sintetizado no momento da entrega: "Em reconhecimento por seus excelentes serviços como grande reformador e líder político mundial, que muito contribuiu para mudar para melhor o desenvolvimento do planeta".

Guaracy Silveira lembrou, também, que as décadas anteriores foram marcadas pela Guerra Fria, com antagonismo entre os países capitalistas e comunistas. As grandes potências que disputavam a hegemonia global comungavam algo em comum: gastos em armamentos, constituindo essa cumplicidade a oportunidade e motivo usados por Gorbachev “para abrir a União Soviética ao mundo”.

— Na época, as economias tanto dos Estados Unidos quanto da Europa viviam um momento de expansão. Para não ficar para trás, ele iniciou uma política de aproximação externa e, ao mesmo tempo, realizava reformas internas. Uma grande mudança nos assuntos internacionais foi efetuada. Gorbachev lançou uma política ativa de diminuição da tensão nas relações entre as nações, baseada no novo pensamento associado ao seu nome, vindo a se tornar uma figura-chave na política mundial — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)