Grupo parlamentar da Amazônia se reúne para discutir a COP 27

Da Agência Senado | 31/08/2022, 15h24

O Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (GPOTCAM) fará nesta quinta-feira (1°) a primeira reunião de 2022. A intenção é tratar de temas como a preparação para a 27ª Conferência das Partes sobre Câmbios Climáticos (COP 27), prevista para novembro em Sharm El Sheikh, no Egito.

Além da COP 27, a reunião também deve tratar da institucionalização do Parlamento Amazônico (Parlamaz), que voltou a se reunir remotamente em 2020, após dez anos de inatividade. Em maio de 2022, na primeira reunião presencial depois da reativação, os integrantes do Parlamaz aprovaram por unanimidade a declaração política sobre sua institucionalização. A intenção é de que o grupo tenha a mesma modelagem do Parlamento do Mercosul (Parlasul), criado por um Protocolo Constitutivo firmado pelos presidentes dos países do bloco.

Além de discutir a institucionalização, os participantes do grupo parlamentar devem debater propostas para a próxima reunião do Parlamaz, que deve ocorrer em novembro. A reunião do grupo parlamentar será semipresencial, transmitida do Plenário 7 da Ala Alexandre Costa, do Senado, a partir das 15h.

Parlamaz

O Parlamento Amazônico foi estabelecido pela Declaração da Amazônia, de 1989. A intenção era criar um órgão regional parlamentar que pudesse assegurar a ação conjunta e concertada para a preservação dos direitos da Amazônia e para a promoção do desenvolvimento na região. O presidente do Parlamaz é o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que também preside o GPOTCAM.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)