Luiz Pastore homenageia ex-senador Luiz Henrique da Silveira

Da Rádio Senado | 29/08/2022, 17h39

O senador Luiz Pastore (MDB-ES) homenageou a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), viúva do ex-senador Luiz Henrique da Silveira, falecido em 2015. A parlamentar catarinense assumiu o mandato na quarta-feira (24), em decorrência de licença do titular, senador Jorginho Melo (PL-SC).

Em pronunciamento nesta segunda-feira (29), Pastore relembrou os grandes feitos do Luiz Henrique durante sua trajetória como homem público. Destacou que, além de senador, o político catarinense exerceu os cargos de prefeito de Joinville (SC)e de governador do estado de Santa Catarina; foi deputado estadual e deputado federal e também ministro de Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1988, no governo de José Sarney. “Ele deixou legados importantes em todos os cargos que exerceu”.

— Como senador da República, entre tantos outros feitos ousados e criativos que a sua mente brilhante conseguiu fazer, conduziu com maestria o projeto, transformado em lei, do Código Florestal [Lei 12.651, de 2012], que apaziguou uma briga secular entre a classe produtiva e a dos ambientalistas, tirando mais de 80 milhões de hectares da clandestinidade. A ausência do Luiz Henrique nos deixa um imenso vazio, vazio pela tristeza de sabermos que não podemos mais contar com a sua presença entre nós, presença essa que tanto dignificou a vida pública do Brasil e de Santa Catarina — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)