Tocantins tem dez candidatos ao Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h30 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 15h15

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  ANDREA SCHMIDT  353  (PMB)

Foto

Andrea Branco Schmidt nasceu em Lages (SC) e tem 53 anos. Formada em agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem mestrado e doutorado em recursos genéticos vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Embrapa. Desde 2009 trabalha para o Grupo DuPont do Brasil. É o primeiro cargo eletivo que disputa.

1o suplente:
HOLDRIDGE (PMB)

2o suplente:
CARLOS WAGNER (PMB)

▼  ATAÍDES DE OLIVEIRA  900  (PROS)

Foto

Ataídes de Oliveira nasceu em Estrela do Norte (GO) e tem 63 anos. É empresário do ramo de consórcios, construção civil e revenda de veículos em Tocantins. Filiado ao PSDB, elegeu-se em 2010 como primeiro suplente do senador João Ribeiro. Com a morte do titular, assumiu a cadeira em dezembro de 2013. Filiou-se ao Pros e, nas eleições de 2014, disputou o cargo de governador, ficando em terceiro lugar.

1o suplente:
JOSE MARIA (PROS)

2o suplente:
RICARDO JM (PROS)

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral.
 

1o suplente:
WILSON SOUZA

2o suplente:
ARTHUR MARIA

▼  CARLOS AMASTHA  400  (PSB)

Foto

Carlos Enrique Franco Amastha, de 61 anos, é político e empresário colombiano naturalizado brasileiro. Foi eleito prefeito de Palmas por dois mandatos, mas renunciou ao cargo para disputar a eleição suplementar em 2018. No mesmo ano, disputou o governo na votação ordinária e não foi eleito.

1o suplente:
OSWALDO STIVAL (PSB)

2o suplente:
ADIR GENTIL (PSB)

▼  KATIA  111  (PP)

Foto

Katia Regina de Abreu nasceu em Goianorte (TO) e tem 60 anos. É senadora pelo Tocantins, no momento afastada. Formada em psicologia, tornou-se pecuarista ao assumir, em 1987, uma fazenda no antigo norte goiano, atualmente Tocantins. Em novembro de 2008, foi eleita presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para o triênio 2008 a 2011. Em 2002, foi eleita para a Câmara dos Deputados. Em 2006, concorreu e venceu a eleição por uma vaga ao Senado. Em dezembro de 2014, tornou-se ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Permaneceu no cargo até maio de 2016, quando Dilma Rousseff foi afastada. De volta ao Senado, foi reeleita em 2014 pelo MDB, e foi relatora da Comissão Especial do Extrateto em 2016. Depois, pelo PDT, foi candidata a vice-presidente nas eleições de 2018, na chapa de Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar. 

1o suplente:
FERNANDO IBERE (PP)

2o suplente:
SOLDADO ALCIVAN (PP)

▼  LAZARA MERLEY  271  (DC)

Foto

Lazara Merley de Castro Teixeira tem 66 anos e é natural de Porangatu (GO). Ela é farmacêutica e bioquímica. Durante a vida profissional atuou como professora, coordenadora de curso e responsável por um laboratório de análises clínicas em Palmas. Também já foi secretária do SUS, vereadora e presidente da Câmara Municipal de Porangatu. Em 2016 foi candidata a vereadora em Palmas.

1a suplente:
EULA ANGELIM (DC)

2a suplente:
GISLENE LOPES (DC)

▼  LÚCIA VIANA  500  (PSOL)

Foto

Lucia Viana (Psol) tem 60 anos e é natural de Cristalândia (TO). Ela é advogada e atuou como servidora pública federal por 34 anos. Atualmente está aposentada. Também foi coordenadora do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Palmas e se candidatou a vereadora, deputada federal e vice-prefeita, mas não foi eleita.

1a suplente:
BERNADETE FERREIRA (PSOL)

2o suplente:
EDGAR GOMES (PSOL)

▼  MARCELO CLÁUDIO  288  (PRTB)

Foto

Marcelo Cláudio Gomes tem 56 anos, nasceu em Tupã, interior de São Paulo, e é divorciado. Entrou na campanha em substituição ao apresentador de televisão Vanderlan Gomes, cuja candidatura foi indeferida. Marcelo Cláudio é advogado pioneiro no Tocantins e ex-conselheiro da OAB do estado. Ele afirmou à imprensa que sua candidatura é independente e que não apoia nenhum candidato a governador, apesar de o PRTB ser aliado de Irajá (PSD).

1o suplente:
ELISAFAN MARTINS (PRTB)

2a suplente:
FÁTIMA FIGUEIREDO (PRTB)

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral.
 

1o suplente:
ALBUQUERQUE

2o suplente:
SANDRO ARMANDO

▼  PASTOR CLAUDEMIR LOPES  510  (PATRIOTA)

Foto

Claudemir Lopes nasceu em Tocantínia (TO) e tem 50 anos. Mora em Palmas desde 1991 e foi vereador na cidade. É pastor evangélico e presidente da Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Tocantins. Começou na política como presidente da Associação dos Moradores do Jaú. Em 2004 foi eleito presidente da Ordem dos Ministros do Evangelho de Palmas e hoje está no terceiro mandato. Também é pastor presidente da igreja evangélica Assembleia de Deus M. Missão.

1o suplente:
PASTOR JOCEVAL MARTINS (PATRIOTA)

2o suplente:
ZEZINHO CONTADOR (PATRIOTA)

▼  PROFESSORA DORINHA  444  (UNIÃO)

Foto

Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a Professora Dorinha, tem 57 anos e é natural de Goiânia (GO). Ela é formada em pedagogia e foi secretária da Educação no Tocantins por mais de nove anos. Também é presidente do União Brasil no Tocantins e está no terceiro mandato de deputada federal, com atuação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.

1a suplente:
PROFESSORA LU (UNIÃO)

2o suplente:
MAURICIO BUFFON (PTB)

Foto
Indeferido
Candidatura que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro ou que está vinculado a DRAP (partido, federação ou coligação) indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral.
 

1o suplente:
ELISAFAN MARTINS

2a suplente:
FÁTIMA FIGUEIREDO

▼  VILELA DO PT  131  (PT)

Foto

João Helder Vilela tem 63 anos, nasceu em Boa Esperança (MG) e se mudou para Palmas em 1991. Empresário, atua no ramo imobiliário e no comércio varejista de petróleo. É presidente do diretório metropolitano do PT em Palmas. Já concorreu a vereador por Palmas, em 2004, e a deputado federal pelo Tocantins, em 2018, mas não foi eleito. Em 2020, disputou a Prefeitura da capital tocantinense, mas também não foi eleito.

1o suplente:
DR LUIZ ANTÔNIO (PT)

2a suplente:
VERÔNICA (PT)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições #eleições2022 Senado Tocantins