São oito os candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h35 - ATUALIZADO EM 30/09/2022, 13h25

 

Selo Eleições 2022Bandeira

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral em 9/9/2022.
 

1o suplente:
RENATO DE OLIVEIRA

2a suplente:
FABIANE PEGLOW

▼  ANA AMÉLIA LEMOS  555  (PSD)

Foto

A ex-senadora Ana Amélia de Lemos é gaúcha de Lagoa Vermelha e tem 77 anos. Jornalista formada em 1970, foi filiada ao Progressistas (PP). Iniciou sua carreira profissional nos anos 1970, trabalhando durante décadas no Grupo RBS de comunicação. Em 2010 foi eleita senadora pelo Rio Grande do Sul. Em 2014, candidatou-se a governadora, mas perdeu no primeiro turno. Em 2018 foi anunciada como a candidata a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). Em 2019 tomou posse como secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul no governo de Eduardo Leite (PSDB). Em março de 2022 transferiu-se para o PSD e pediu exoneração para concorrer ao Senado.

1o suplente:
PAULO TELLES (UNIÃO)

2a suplente:
ANA OLIVEIRA (MDB)

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência. Renúncia homologada pela Justiça Eleitoral em 30 de setembro.
 

1o suplente:
RICARDO GOLIN

2o suplente:
BRANQUINHO

▼  FABIANA SANGUINÉ  160  (PSTU)

Foto

Fabiana da Silva Sanguiné nasceu em Porto Alegre e tem 45 anos. Servidora pública municipal, trabalha no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. No movimento sindical, foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e da Associação dos Servidores da Saúde, integrante do Conselho de Representantes Sindicais e esteve à frente de inúmeras greves e mobilizações dos trabalhadores. É a primeira vez que concorre a um cargo eletivo.

1o suplente:
JOÃO AUGUSTO (PSTU)

2o suplente:
REGIS ETHUR (PSTU)

Foto
Indeferida
Candidatura não reuniu as condições necessárias para o registro e foi indeferida. Pedido de registro do partido indeferido em 26 de setembro.
 

1o suplente:
ULISSES LIMA

2o suplente:
LUCIANO GONÇALVES

▼  HAMILTON MOURÃO  100  (REPUBLICANOS)

Foto

Antônio Hamilton Martins Mourão é o atual vice-presidente da República. Nasceu em Porto Alegre, tem 71 anos e é general da reserva do Exército. Ingressou no Exército em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Durante sua vida militar, foi instrutor Aman, cumpriu missão de paz em Angola e foi adido militar na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. Foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e, ao ser promovido ao último posto, foi comandante militar do Sul, entre abril de 2014 e janeiro de 2016. Na sequência, chefiou a Secretaria de Economia e Finanças, até dezembro de 2017.

1a suplente:
LIZIANE BAYER (REPUBLICANOS)

2o suplente:
CORONEL ANDREUZZA (REPUBLICANOS)

▼  MARISTELA ZANOTTO  200  (PSC)

Foto

Natural de Paraí (RS), Maristela Zanotto tem 59 anos, é comerciante do ramo calçadista há 35 anos e palestrante. Presidiu por duas gestões a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul (RS), município onde reside atualmente. Começou sua vida partidária no PTB, mas é pelo PSC que concorre pela primeira vez a um cargo eletivo, fazendo parte da coligação Frente Humanista Cristã.

1a suplente:
ELIANE DALACOSTA (PSC)

2a suplente:
ROZELI GARI DO RENASCER (SOLIDARIEDADE)

▼  OLÍVIO DUTRA  131  (PT)

Foto

Nascido em Bossoroca (RS), Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul, tem 81 anos. Formado em letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entrou para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), tendo sido presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e um dos organizadores do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi também um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores. Em 1986, foi eleito pelos gaúchos para participar da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1988, elegeu-se prefeito de Porto Alegre. Dois anos depois, instituiu o orçamento participativo, sistema que permitiu aos moradores da capital deliberar sobre a aplicação das verbas públicas e que mais tarde foi implementado no estado. Em 1994, tornou-se o governador. Entre 2003 e 2005, durante o governo Lula, foi o primeiro titular do Ministério das Cidades.

1o suplente:
ROBERTO ROBAINA (PSOL)

2a suplente:
FÁTIMA MARIA (PT)

▼  PAULO ROSA  270  (DC)

Foto

Paulo Roberto da Rosa tem 53 anos e nasceu em Santa Rosa, município localizado no oeste do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com a Argentina. É empresário e concorre pelo partido Democracia Cristã (DC). Já foi candidato a vereador, deputado federal e prefeito e já foi filiado aos partidos PL, PSC, PRTB e Avante.

1o suplente:
CARLOS CARDOSO (DC)

2o suplente:
CARLOS RENATO SOUZA SEVERO (DC)

▼  PROFESSOR NADO  700  (AVANTE)

Foto

Ronaldo Teixeira da Silva é natural de São Leopoldo (RS) e tem 58 anos. Doutor em ciências sociais e políticas, é professor dos ensinos fundamental e médio. Foi ministro interino da Educação em 2005, secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania entre 2007 e 2010, nos governos de Lula. Foi ainda secretário de Estado do Rio Grande do Sul (2011-2012). Foi analista de Inteligência de Negócios na Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV e pesquisador no campo das ciências sociais. Atuou também como gestor público e como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud-ONU). 

1o suplente:
VELLINHO PINTO (PDT)

2a suplente:
DILEUSA ALVES (PDT)

▼  SANNY FIGUEIREDO  400  (PSB)

Foto

Nascida em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Sandra (Sanny) Figueiredo tem 43 anos e é microempresária. É militante da Negritude Socialista Brasileira, um dos movimentos organizados do PSB-RS, e difusora da cultura negra no estado. Sanny é também ativista do Movimento Negro Unificado do RS e do Grupo de Ações Afirmativas Afrodescendentes, além de integrante das comissões de heteroidentificação nos processos seletivos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem curso superior em processos gerenciais e é pós-graduanda em inteligência de mercado.

1o suplente:
RENATO DE OLIVEIRA (PSB)

2a suplente:
FABIANE PEGLOW (PSB)

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)