Rio Grande do Norte tem dez candidatos na disputa ao Senado

Da Redação | 26/08/2022, 15h28 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 16h55

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  CARLOS EDUARDO  123  (PDT)

Foto

Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro e tem 63 anos. É formado em direito pela Faculdade Católica Santa Úrsula, na capital fluminense. O candidato começou sua carreira política no Rio Grande do Norte em 1986, quando elegeu-se deputado estadual, tendo ocupado uma cadeira na Assembleia Legislativa por quatro legislaturas. Também foi secretário estadual do Interior, Justiça e Cidadania. Carlos Eduardo foi prefeito de Natal em dois períodos: de 2002 a 2008 e de 2013 a 2018.

1o suplente:
JEAN PAUL (PT)

2a suplente:
ANA SUFIA (PC do B)

▼  DÁRIO BARBOSA  166  (PSTU)

Foto

Dário Barbosa de Melo nasceu em Recife e tem 69 anos. É professor aposentado das redes municipal de Natal e do estado do Rio Grande do Norte. Ele iniciou sua militância política no movimento popular, nos anos de 1980, e depois no movimento sindical. Foi fundador do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) no estado. Em 2014 foi candidato a deputado estadual; em 2016, a vereador; e em 2018, concorreu a governador do estado.

1a suplente:
ANTÔNIA MORAIS (PSTU)

2o suplente:
GABRIEL DA COSTA (PSTU)

▼  FREITAS JR.  500  (PSOL)

Foto

Francisco Raimundo de Freitas nasceu em Alexandria (RN) e tem 34 anos. É formado em gestão ambiental. Servidor público, atua como educador no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Na juventude, engajou-se ao movimento estudantil e socioambiental. Em 2016, quando ainda era filiado à Rede, disputou as eleições para prefeito da capital. Tentou se eleger governador em 2018. Em 2020, candidatou-se a vereador de Natal.

1a suplente:
SUELI NICACIO (PSOL)

2a suplente:
LIGIA GOMES (PSOL)

▼  GERALDO PINHO  192  (PODEMOS)

Foto

Geraldo Souza Pinho Alves é natural de Recife e tem 40 anos. Ele é médico radiologista, formado pela Universidade Potiguar (UnP). Já atuou como diretor do Instituto de Radiologia e do Hospital Municipal de Jucurutu (RN). Desde 2004 foi eleito três vezes suplente de vereador de Natal.

1o suplente:
JANSSEN CORTES (PODEMOS)

2o suplente:
ZÉ CARLOS (PODEMOS)

▼  MARCELO GUERREIRO  282  (PRTB)

Foto

Marcelo Bezerra Guerreiro é natural de Natal e tem 54 anos. Ele é engenheiro civil e produtor rural. É a primeira vez que se candidata a um cargo público. Marcelo Guerreiro faz parte da chapa de apoio à candidatura de Antônio Bento ao governo do Rio Grande do Norte, também pelo PRTB.

1a suplente:
ANDREA ALVES (PRTB)

2a suplente:
VITÓRIA CAMPELO (PRTB)

▼  MARCOS DO MLB  800  (UP)

Foto

Marcos Antonio Ribeiro nasceu em Natal e tem 48 anos de idade. Ele é eletricista e coordena o Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) em Natal, do qual faz parte há 15 anos.  Concorre pela primeira vez a um cargo público.

1a suplente:
MARLUCE BARROS DA SILVA (UP)

2o suplente:
LUTEMBERG ARAUJO DE FARIA (UP)

▼  PASTOR SILVESTRE  333  (PMN)

Foto

José Silvestre de Moura tem 63 anos e é natural de Macaíba (RN). Cursou o ensino fundamental, é servidor público aposentado e pastor evangélico. Pastor Silvestre concorreu a deputado federal em 2006 e foi eleito suplente de vereador de Natal em 2016.

1o suplente:
JOÃO BATISTA (PMN)

2o suplente:
VERIDIANO LEOCADIO (PMN)

▼  RAFAEL MOTTA  400  (PSB)

Foto

Rafael Huete Motta nasceu em Natal e tem 36 anos. Ele é engenheiro de produção e mestre em administração pública. É deputado federal pelo Rio Grande do Norte pelo segundo mandato. Iniciou a carreira política aos 25 anos como subsecretário estadual da Juventude. Aos 26, em 2012, foi eleito o segundo vereador mais votado da capital potiguar. Na Câmara dos Deputados, integra as comissões de Educação, de Constituição, Justiça e Cidadania e de Relações Exteriores.

1o suplente:
SOUZA (PSB)

2a suplente:
CINARA (PSB)

▼  ROGÉRIO MARINHO  222  (PL)

Foto

Rogério Simonetti Marinho nasceu em Natal (RN) e tem 58 anos. Graduou-se em ciências econômicas pela Faculdade Unificada para o Ensino das Ciências (Unipec), atual Universidade Potiguar (UnP). Marinho foi secretário especial da Previdência (2018-2020) e ministro do Desenvolvimento Regional no governo Jair Bolsonaro, entre 2020 e 2022. Já foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte e secretário de Desenvolvimento Econômico do estado durante o governo de Rosalba Ciarlini (2011-2015).

1o suplente:
FLÁVIO AZEVEDO (PL)

2o suplente:
IGOR TARGINO (SOLIDARIEDADE)

▼  VETERINARIA SHIRLEI MEDEIROS  270  (DC)

Foto

A veterinária Shirlei Barros de Medeiros, de 40 anos, nasceu em Natal e pela primeira vez se candidata ao Senado. Como experiência em disputas eleitorais, ela foi candidata a vice-prefeita de Natal, também pela Democracia Cristã, em uma chapa na campanha eleitoral de 2020, mas não foi eleita.

1o suplente:
SEBATIAO FERNANDES (DC)

2o suplente:
JANIO CLECIO (DC)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)