No Pará, 11 candidatos disputam uma vaga ao Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h33 - ATUALIZADO EM 28/09/2022, 11h00

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  BETO FARO  131  (PT)

Foto

José Roberto Oliveira Faro tem 53 anos e nasceu em Bujaru (PA). Agricultor familiar e filiado ao PT desde 1987, destacou-se na luta pela consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural. Deputado federal desde 2007, preside o PT no Pará.

1o suplente:
JOSENIR (PT)

2a suplente:
LENY CAMPÊLO (PC do B)

▼  DELEGADO JARDEL  190  (PODEMOS)

Foto

Jardel Luis Castro Guimarães tem 49 anos e nasceu em Santarém (PA). É delegado da Polícia Civil do Pará, ex-vereador por Santarém (eleito em 2016) e presidente do Podemos no município.

1o suplente:
CORONEL AFFONSO (PODEMOS)

2o suplente:
BETINHO MOREIRA (PODEMOS)

▼  ELIELTON LIRA  700  (AVANTE)

Foto

 Elielton Rego Lira nasceu em Santarém (PA), em 18 de março de 1984. Formado em gestão ambiental, é vereador em Santarém, tendo sido eleito em 2020. Ficou como suplente de vereador naquele município nas eleições de 2012. O candidato também já foi comerciante.

1o suplente:
DR. RONALDO LOPES (AVANTE)

2o suplente:
ADVOGADO SOUZA LIMA (AVANTE)

▼  FLEXA RIBEIRO  111  (PP)

Foto

Fernando de Souza Flexa Ribeiro, 76 anos, é formado em engenharia civil e foi professor universitário, além de empresário. Presidiu o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), fundou e foi o primeiro coordenador do movimento Ação Pró-Amazônia. Nascido em Belém, já foi senador por dois mandatos seguidos, entre 2003 e 2019. De 2009 a 2011, presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Em 2012, foi escolhido para ser o primeiro ouvidor-geral da Casa, tendo sido também primeiro-secretário da instituição.

1o suplente:
ENRIC LAURIANO (PP)

2o suplente:
LEANDRO RAUL (PP)

▼  GIDEON  360  (AGIR)

Foto

Gideon Windsor Bush Miranda da Silva nasceu em 17/03/1987 em Cândido Mendes (MA). É advogado, mediador federal, consultor, escritor, compositor e maestro. Vive em Belém, onde foi candidato a vereador em 2020 pelo PTB, não tendo sido eleito.

1o suplente:
JOSE EDUARDO (AGIR)

2o suplente:
NILSON RONALDO (AGIR)

▼  MARIO COUTO  222  (PL)

Foto

Mário Couto Filho nasceu em Salvaterra (PA) e tem 76 anos. Graduou-se em administração pela Universidade Federal do Pará e iniciou sua vida política em 1990, quando ingressou no antigo PDS, pelo qual se elegeu, no mesmo ano, deputado estadual. Cumpriu quatro mandatos sucessivos na Assembleia Legislativa do Pará. Nesse período, mudou de partido duas vezes: para o então PMDB (hoje MDB), em 1993, e para o PSDB, em 1997. Foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Pará em 2003 e 2005. Elegeu-se senador em 2006, pelo PSDB. Foi líder da minoria na Casa. Em 2015 e 2018 candidatou-se novamente ao Senado, mas não conseguiu ser eleito. Ele concorre ao Senado pela coligação União do Bem pelo Pará (PL, Patriota e PSC).

1o suplente:
CASSIO MARQUES (PL)

2a suplente:
FABRICIA BARRUDADA (PL)

▼  PAULO CASTELO BRANCO  901  (PROS)

Foto

Nascido em Belém, Paulo Guilherme Santos Castelo Branco tem 62 anos e já foi vereador de Salinópolis (PA). É jornalista, redator e ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

1o suplente:
RONALDO HAMAGUCHI (PROS) 

2o suplente:
EDIVALDO SILVA (PROS)

▼  PIONEIRO  456  (PSDB)

Foto

Manoel Carlos Antunes nasceu em Nova Módica (MG) e tem 64 anos. Formado em direito, é empresário e entrou na política em 1988, quando foi eleito vereador de Ananindeua (PA). Em seguida, foi deputado estadual, eleito em 2010, e presidiu a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Em 1996, elegeu-se prefeito de Ananindeua pela primeira vez. No pleito seguinte, foi reeleito. Em 2004, foi vice-prefeito de Belém. Em 2012, foi eleito novamente para a prefeitura de Ananindeua e repetiu o feito em 2016.

1o suplente:
BRANCO DA WHITE (PSDB)

2o suplente:
TÊTE SANTOS (PSDB)

▼  PRADO SÁ

Foto
Indeferido
Candidatura que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro ou que está vinculado a DRAP (partido, federação ou coligação) indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral.
 

Sem suplentes indicados

▼  PROFESSOR JOÃO SANTIAGO  160  (PSTU)

Foto

João Carlos da Silva Santiago nasceu em Belém e tem 58 anos. Tem pós-doutorado em sociologia e atualmente é coordenador licenciado do Sindicato dos Servidores Federais no Pará. Atua como professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo sido ainda dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado.

1o suplente:
GALENO (PSTU)

2o suplente:
TAVARES (PSTU)

▼  RENATA FONSECA  289  (PRTB)

Foto

Renata Abreu do Nascimento Fonseca nasceu em Manaus, tem 46 anos e é policial civil. Administradora formada pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), mora em Oriximiná (PA). Esta é a primeira eleição a que concorre.

1o suplente:
PASTOR MAX (PRTB)

2o suplente:
DERLY RODRIGUES (PRTB)

▼  SABBÁ  355  (PMB)

Foto

Marcio Antonio Sabbá Corrêa nasceu em Belém e foi criado em Mocajuba (PA). Tem 60 anos, é policial rodoviário federal (PRF), economista, advogado e especialista em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

1o suplente:
DR GIOVANNI VIELMOND (PMB)

2a suplente:
ZÉLIA PAMPLONA (PMB)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
#eleições2022 Pará Senado