Eleitores do Distrito Federal vão escolher entre 12 candidatos ao Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h34 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 23h10

 

Selo Eleições 2022Bandeira

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral.
 

1o suplente:
PC JUNIOR

2o suplente:
FLÁVIO DONIN

▼  CARLOS RODRIGUES  555  (PSD)

Foto

Carlos Divino Vieira Rodrigues nasceu em Rubiataba (GO) e tem 62 anos. É desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, tendo trabalhado na magistratura por 27 anos. Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem mestrado em direitos humanos e cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de ingressar na magistratura, em 1993, atuou como advogado privado e advogado da Caixa Econômica Federal. Como docente, foi professor colaborador no Iesb, UniCeub e Escola da Magistratura do DF.

1a suplente:
FABIANA LACERDA (PSD)

2o suplente:
JOÃO CÂNDIDO (PODEMOS)

▼  DAMARES ALVES  100  (REPUBLICANOS)

Foto

Damares Regina Alves nasceu em Paranaguá (PR) e tem 58 anos. Ministra da Mulher, da Família e dos Diretos Humanos desde o início do governo Bolsonaro, pediu demissão do cargo para disputar a vaga ao Senado. Antes de assumir o ministério, foi assessora parlamentar no Congresso Nacional por mais de 20 anos. Foi pastora evangélica na Igreja do Evangelho Quadrangular e na Igreja Batista de Lagoinha, em Belo Horizonte. É formada em direito pelas Faculdades Integradas de São Carlos.

1o suplente:
MANOEL ARRUDA (UNIÃO)

2o suplente:
PASTOR EGMAR (REPUBLICANOS)

▼  ELCIMARA  161  (PSTU)

Foto

Elcimara Augusto de Souza nasceu em Barreiras (BA) e tem 40 anos. É ex-professora da rede pública de ensino e técnica judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Em 2018, concorreu a deputada federal também pelo PSTU. Entre as principais propostas do partido, está a estatização de setores econômicos, como o de transporte e o de construção civil. No Distrito Federal, defende a reestatização da Companhia de Energia de Brasília (CEB).

1o suplente:
RENATO (PSTU)

2o suplente:
SÍLVIO (PSTU)

▼  EXPEDITO MENDONÇA  290  (PCO)

Foto

Expedito Carneiro de Mendonça nasceu em Pirapora (MG) e tem 61 anos. É formado em história pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e colunista do Diário Causa Operária. É servidor público federal desde 1981. Em 1983, começou a militar na corrente Causa Operária, então ligada ao PT, e no movimento sindical.

1o suplente:
IVO BRITO (PCO)

2o suplente:
VALMIR BARBOSA (PCO)

▼  FLÁVIA ARRUDA  222  (PL)

Foto

Flávia Carolina Péres nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, e tem 42 anos. Foi eleita deputada federal em 2018. Foi ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República de março de 2021 até abril de 2022. Em 2014, foi candidata a vice-governadora do DF na chapa do candidato Jofran Frejat, em substituição ao marido, José Roberto Arruda. É formada em educação física pela Universidade Católica de Brasília e em direito no Centro Universitário Unieuro. Preside o PL no Distrito Federal.

1o suplente:
PASTORE (MDB)

2o suplente:
PROFESSOR GODOFREDO (PL)

▼  HÉLIO JOSÉ  777  (SOLIDARIEDADE)

Foto

Hélio José da Silva Lima é natural de Corumbá de Goiás (GO) e tem 62 anos. É formado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e tem pós-graduação em planejamento estratégico e democrático e auditoria fiscal e tributária. Servidor público federal, foi analista de infraestrutura do Ministério do Planejamento e do Ministério de Minas e Energia. Em 2015, assumiu a vaga de senador deixada por Rodrigo Rollemberg, que havia sido eleito governador do Distrito Federal.

1o suplente:
ROSLANO (SOLIDARIEDADE)

2o suplente:
DR. FRANKLIN COSTA (SOLIDARIEDADE)

▼  JOE VALLE  123  (PDT)

Foto

Joe Carlo Viana Valle tem 58 anos, é engenheiro florestal, formado pela Universidade de Brasília (UnB), e produtor de alimentos orgânicos. Nasceu em Caicó (RN). Foi eleito duas vezes deputado distrital, em 2010 e em 2014. Em 2015, assumiu a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Distrito Federal, durante o governo de Rodrigo Rollemberg. No ano seguinte, deixou o cargo para reassumir o mandato parlamentar e foi eleito presidente da Câmara Legislativa do DF.

1o suplente:
GEORGES MICHEL (PDT)

2a suplente:
FABÍOLA CONSTTÂNCIO (PDT)

▼  MARCELO HIPÓLITO  142  (PTB)

Foto

Nascido em São Paulo, Marcelo Abrunhosa Hipólito é servidor público federal e tem 52 anos. Analista administrativo, trabalha atualmente na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Hipólito também é escritor, com livros de ficção e de ensaios publicados, e coautor da Coleção Espírito Conservador. É diretor da Fundação Ivete Vargas, do PTB.

1o suplente:
SIDNEY PESSÔA (PTB)

2o suplente:
PROFESSOR RACHID (PTB)

▼  PEDRO IVO MANDATO COLETIVO  180  (REDE)

Foto

Pedro Ivo de Souza Batista nasceu em Fortaleza, tem 61 anos e atualmente trabalha como assessor no gabinete da Liderança da Rede no Senado. Formado em história pela Universidade Estadual do Ceará, também trabalhou como assessor no Banco do Nordeste. É sócio-fundador da Associação Alternativa Terrazul, uma ONG voltada para projetos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, sediada no Distrito Federal.

1o suplente:
MUTÁ SANCHEZ (PSOL)

2o suplente:
MANO LIMA (PSOL)

▼  ROSILENE CORRÊA  133  (PT)

Foto

Rosilene Corrêa Lima nasceu em Petrolina de Goiás e tem 58 anos. É pedagoga e professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal. Sindicalista, licenciou-se do cargo de coordenadora de Finanças do Sindicato dos Professores do DF, no qual atua há quase 20 anos, para concorrer ao cargo de senadora. Rosilene faz parte também do Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação (CNTE) e da CUT Nacional.

1a suplente:
MARIANA ROSA (PT)

2o suplente:
SAULO DIAS (PT)

▼  TENENTE CORONEL SOUZA JÚNIOR  270  (DC)

Foto

José Gabriel de Souza Júnior nasceu em Cajazeiras (PB) e tem 50 anos. Militar da PMDF, tem graduação em direito pelo Centro Universitário Euro-Americano e graduação em segurança pública pela Academia da Polícia Militar de Brasília. Comanda o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do DF e colabora com o Centro de Assistência Jurídica da Segurança Pública.

1o suplente:
AMARAL (DC)

2o suplente:
VIRGILIO (DC)

▼  YARA PRADO  456  (PSDB)

Foto

A empresária Yara Maristela Prado Lobo tem 43 anos, nasceu em Brasília e é casada. Entrou no lugar da candidatura de Alexandre Bispo, que renunciou ao pleito. Estudou no Colégio Militar de Brasilia e é formada em medicina Veterinária pela UnB. Atualmente é a dona de uma escola de produção e curso de maquiagem que leva seu nome, além de ser influenciadora digital. É apoiada pelo candidato tucano ao governo do Distrito Federal Izalci Lucas, que se comprometeu a ter 50% de mulheres em seu governo.

1a suplente:
PC JÚNIOR (PSDB)

2o suplente:
FLÁVIO DONIN (PSDB)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)