Credibilidade e inovação marcam 70 anos da Rádio Itatiaia, dizem senadores

Da Agência Senado | 25/08/2022, 14h14

Durante sessão em comemoração aos 70 anos de fundação da Rádio Itatiaia, senadores classificaram a emissora como “patrimônio de Minas Gerais”. Na homenagem que aconteceu nesta quinta-feira (25), os parlamentares ressaltaram a credibilidade, o pioneirismo e também a capacidade de inovação do grupo de comunicação, ao investir na transformação digital que a realidade exige. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a sessão buscou reconhecer o pioneirismo do jornalista e radialista Januário Carneiro, que, a partir da paixão pelo rádio, conseguiu criar “um conglomerado de comunicações de maior alcance e prestígio no Brasil”. Como exemplos de pioneirismo e inovação do grupo, Pacheco citou o investimento da emissora nas primeiras transmissões de eventos esportivos na década de 50, o que acabou se transformando na sua grande marca. Para ele, é através dessa atualização constante que a Rádio Itatiaia segue o caminho para ampliar seu alcance e cumplicidade com o ouvinte. 

— Além de ser a mais escutada em Minas Gerais, a Itatiaia é a única emissora mineira a aparecer entre as dez mais ouvidas do Brasil, tendo chegado a ser a mais ouvida em todo o país em janeiro deste ano, ao completar os 70 anos, quando atingiu a marca de 1,14 milhão de ouvintes nas plataformas digitais e quase 2 milhões de pessoas sintonizadas no rádio — afirmou, ao compartilhar que tentou ingressar no quadro de profissionais da Itatiaia aos 18 anos, sem sucesso. 

Fundada em 20 de janeiro de 1952, na cidade de Nova Lima, a Rádio Itatiaia possui atualmente sua sede em Belo Horizonte e chega a mais de 700 dos 853 municípios de Minas Gerais. Na avaliação dos senadores Alexandre Silveira  (PSD-MG) e Carlos Viana (PL-MG), a emissora é para os mineiros uma marca, assim “como o pão de queijo” e as belezas naturais que fazem o estado ser reconhecido nacionalmente. Para eles, não é possível falar do grupo de comunicação sem destacar as transmissões emocionantes do esporte, principalmente do futebol, da prestação de serviço e informação de qualidade. 

— É uma rádio que marcou muito pela liberdade que nós sempre tivemos de falar o que pensamos, responsavelmente, como jornalistas, pela diversidade de opiniões que a rádio permitiu e que é a grande razão da audiência espetacular que a rádio teve durante toda essa história em Minas Gerais — reconheceu Carlos Viana, que por 12 anos trabalhou como jornalista da emissora. 

O senador Guaracy Silveira (Avante-TO), que já foi caminhoneiro, disse que por muitas vezes sua  “companheira de viagem” era a programação da emissora. Na sua visão, mais do que patrimônio de Minas Gerais, a Rádio Itatiaia é “do povo brasileiro”. Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) declarou que, “assim como o futebol, a Itatiaia faz parte dos corações dos brasileiros”. 

— Nós precisamos, cada vez mais, de rádios Itatiaias pelo Brasil. O trabalho de vocês repercute muito no Ceará, repercute muito, como o senador Guaracy colocou, no Brasil inteiro, levando a cultura da paz, a cultura da vida, a cultura da harmonia e da verdade — acrescentou Girão. 

Confiança e transformação digital

O presidente do grupo, Diogo Dias Gonçalves, destacou que o sentimento de confiança define o que a Itatiaia representa para a população de Minas Gerais. Segundo ele, a sessão desta quinta-feira significou a celebração da liberdade, imparcialidade e credibilidade que, na sua visão, caracterizam a emissora. Foi esse caminho que assegurou a capacidade do grupo de se reinventar e chegar com mais força no mundo digital, disse. 

— A missão que nos foi dada por nosso grande líder Rubens Menin [presidente do conselho administrativo] de promover a transformação digital na Itatiaia nos mostra todos os dias o quão longe ainda podemos chegar. Pouco mais de um ano após assumirmos a empresa, colocamos a Itatiaia no lugar mais alto do pódio como a emissora mais ouvida do Brasil, um feito inédito nos 70 anos da história da rádio. Devemos isso à ampliação do nosso digital. A gigante do radinho hoje está na palma das mãos das pessoas. Dia após dia, nossas plataformas digitais são acessadas por mais e mais gente. A fidelidade do nosso público ultrapassou os limites da onda do rádio — observou. 

Gonçalves acrescentou que a rádio tem o maior número de ouvintes únicos do país, chegando a 3 milhões de pessoas ligadas à programação. Também lembrou que a emissora fala a ouvintes e internautas do mundo inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana, e que no YouTube disponibiliza mais de 15 horas por dia de programação ao vivo.

Hoje a Rádio Itatiaia tem uma média de 18 milhões de ouvintes no YouTube, cerca de 1 milhão de ouvintes pelo aplicativo e pelo site e mais de 2 milhões de ouvintes pelo tradicional aparelho de rádio.

Profissionalismo

Já o vice-presidente da rádio, João Vítor Xavier, enfatizou a qualidade dos profissionais que fazem parte da empresa e que, por meio do trabalho na Itatiaia, transformaram a história do rádio no Brasil e continuam inspirando novos profissionais e ampliando a confiança do ouvinte na “maior emissora de rádio do Brasil”. Ele citou como exemplo de profissionais os radialistas e empresários Emanuel Carneiro, Acir Antão, Alberto Rodrigues, Osvaldo Faria e Olavo Leite Bastos (o Kafunga, que também foi jogador de futebol) entre outros que fizeram parte do time de “ouro” da rádio. 

— A Rádio Itatiaia sempre nos forneceu equipamentos, viagens, apoio, suporte. Mas aquilo que mais faz a Itatiaia ser o que é são as pessoas que fazem a rádio — disse, citando os nomes de diversos funcionários, técnicos e radialistas. — Todos são fundamentais para que a Rádio Itatiaia seja o que ela é, a maior emissora de rádio do Brasil, e, acima de tudo, para que a Itatiaia tenha a marca que tem para os mineiros.

A trajetória do locutor esportivo Alberto Rodrigues Lima se confunde com a história da Rádio Itatiaia. Completando 60 anos de transmissão esportiva, o cruzeirense também foi homenageado e reconhecido pelo presidente do Senado como “exemplo de locutor esportivo”.  

— Estou fazendo neste ano 60 anos de transmissão esportiva. É uma glória muito grande, para mim é uma coisa realmente extraordinária — celebrou o locutor. 

Rodrigo Pacheco ainda prestou homenagem a radialistas que não estiveram presentes na sessão, como Alvaro Damião e Eduardo Costa. Ele também reconheceu o trabalho dos locutores Enio Lima, do time do América, e de Mário Henrique Caixa, do Atlético Mineiro.

Para o locutor Acir Antão, a emissora também é motivo de orgulho para os mineiros por ter cumprido seu dever de informar até mesmo nos momentos mais difíceis da política brasileira, como na ditadura militar. 

— Sei o quanto a Rádio Itatiaia foi importante, até mesmo nas apurações de eleições, nas eleições que se desenvolveram, nos momentos mais difíceis, quando a Rádio Itatiaia enfrentou os governos militares, em que nós tínhamos que fazer verdadeiras pirotecnias para dar alguma informação. Hoje a Rádio Itatiaia está aqui recebendo esta homenagem, o que nos orgulha muito, pela sua história e pelo muito que ela representa.

Participaram da sessão o corpo de diretores da emissora e repórteres e locutores que fazem parte da equipe profissional, além do prefeito de Nova Lima, João Marcelo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)