Pastore lembra os 16 anos da Lei Maria da Penha e homenageia as mulheres

Da Rádio Senado | 10/08/2022, 18h40

O senador Luiz Pastore (MDB-ES) lembrou os 16 anos da Lei Maria da Penha, completados no último domingo e prestou homenagem às mulheres, tanto as que são vítimas da violência doméstica, quanto as que trabalham para proteger e dar voz a essas vítimas e às que lutam por uma sociedade mais justa.

— Num país onde os números do feminicídio são tão altos — segundo levantamento compilado pelo Fórum de Segurança Pública, uma mulher é morta a cada sete horas no Brasil —, a Lei Maria da Penha é de absoluta importância para prevenir, enfrentar e punir a violência doméstica contra a mulher. Ela é a evolução do direito das mulheres e também a esperança de que esse direito siga evoluindo —afirmou.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), Pastore parabenizou a ONU por ter reunido, no último domingo, representantes de diferentes religiões aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para lançar a campanha Para cada uma, com o objetivo de nomear as cinco principais violências contra a mulher — psicológica, moral, patrimonial, sexual e física — e assim aumentar o espaço para o enfrentamento de cada uma delas.

Ao finalizar, o senador lembrou da luta pela preservação do meio ambiente, preocupação que — destacou — compartilha com a sua mulher, a jornalista Carolina Overmeer. Acrescentou que se trata de um tema de vital urgência não apenas para o Brasil, mas para todo o planeta.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)