Kajuru critica coronel do Exército por divulgação de fake news sobre urnas

Da Rádio Senado | 10/08/2022, 17h23

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), em pronunciamento nesta quarta-feira (10), criticou a atitude do coronel do Exército Ricardo Sant'anna pela divulgação de fake news sobre a falta de segurança das urnas eletrônicas, além de fazer críticas diretas a um dos candidatos à presidência da República. Pelo comportamento, o coronel foi excluído do grupo de fiscalização do processo eleitoral pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

O senador esclareceu que, como cidadão, o oficial tem todo direito de expor suas preferências políticas e ideológicas. Entretanto, ao expressar suas opções político-partidárias, estando na ativa, o militar compromete a instituição do Exército, que parece “falhar no controle sobre a ação político-partidária de seus oficiais”.

— Revela, ainda, a leniência com o que coronel foi e segue sendo tratado pelos superiores. E tem mais: causa estupefação o fato de o Ministério da Defesa ter nomeado tal personagem para atuar na auditoria das eleições. Se o ministro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, sabia do comportamento do coronel Sant'Anna ao nomeá-lo para o comitê do TSE, colocou-se na condição de aliado do presidente Bolsonaro na cruzada para desacreditar a votação eletrônica. Se não tinha conhecimento do que fazia seu indicado, revelou aguda falta de preparo para o cargo que ocupa — concluiu.  

Kajuru disse também que é difícil crer na "falta de discernimento” dos oficiais. Em sua opinião, o bom senso prevalece entre a maioria do oficialato brasileiro, e estes precisam “reafirmar à sociedade que as Forças Armadas são instituições de Estado e não de governo”. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)