Caminhão-Museu do Bicentenário da Independência vai a Prados (MG)

Da Agência Senado | 20/07/2022, 11h29

A partir desta sexta-feira (22), o público que for ao Parque de Exposições Prefeito Gastão de Azevedo Cardoso, em Prados (MG), poderá visitar o caminhão-museu com a exposição Itinerários da Independência. Trata-se de uma das ações comemorativas pelo Bicentenário da Independência do Brasil promovidas pelo Senado Federal em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta para visitação até o domingo (24), das 10h às 19h. 

Vice-presidente do Conselho Editorial do Senado e secretária da Comissão do Bicentenário, Esther Bemerguy disse à Agência Senado que um dos objetivos da mostra é resgatar o papel das mulheres no processo de Independência do Brasil. Um evento em homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Mello, personagem da exposição, está marcado para as 17h da sexta-feira (22). A programação terá presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia, da cantora Zélia Duncan, da historiadora Heloisa Starling e da roteirista e produtora Antonia Pellegrino. 

O caminhão-museu foi inaugurado em Brasília em junho. Na ocasião, o presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lembrou que, historicamente, celebrações tendem a apresentar mais os patriarcas, quando, na verdade, houve forte participação das mulheres. Segundo o parlamentar, personagens históricas foram “apagadas” devido a uma tradição de história patriarcal, pautada pela misoginia. 

— Vemos [na exposição] os bastidores de como a Independência se processou. Passagens da Independência que foram apagadas nesses 200 anos, como as da participação das mulheres. Fala-se muito que tivemos um patriarca da Independência, José Bonifácio, mas tivemos também uma matriarca, que foi D. Maria Leopoldina, que recomendou o rompimento dos laços com Portugal — disse Randolfe na inauguração do caminhão-museu. 

Hipólita Jacinta

Uma das personagens da Independência na exposição, Hipólita Jacinta Teixeira de Mello foi a única mulher a fazer parte da Conjuração Mineira, em um tempo em que nada era mais proibido às mulheres do que se envolver com política. Ela teve atuação relevante após a prisão de Tiradentes e, com o fim da Conjuração, perdeu todos os bens.

No evento em Prados também será apresentado trecho do podcast "Mulheres na Independência", criado por Antonia Pellegrino, sobre a importância da Conjuração Mineira para o ciclo de lutas pela independência do Brasil. Em seguida, a ministra Carmem Lúcia fará uma apresentação sobre Hipólita e, por fim, a cantora Zélia Duncan lerá trechos do "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles. 

Caminhão-museu

Desenvolvido pelo Projeto República (UFMG) entre as atividades da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal, a exposição Itinerários da Independência usa diferentes recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

O caminhão-museu conta com sala de cinema, sala de realidade virtual, biblioteca equipada com livros e histórias em quadrinho sobre a Independência, além de oito computadores, onde o visitante pode escutar podcasts e acessar o site Itinerários Virtuais da Independência, e painéis com reproduções de obras de artistas, brasileiros e estrangeiros, inclusive contemporâneos. 

Depois de Prados (MG), o caminhão-museu percorrerá cidades como Rio de Janeiro (10 a 12 de agosto), São Paulo e Recife. Saiba mais sobre as comemorações do Bicentenário da Independência aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)