Teresópolis é reconhecida como Capital Nacional do Lúpulo

Da Agência Senado | 19/07/2022, 15h36

A cidade de Teresópolis (RJ) passou a ser reconhecida como a Capital Nacional do Lúpulo. A homenagem está na lei Lei nº 14.414, de 2022, que teve a sanção publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União. O PL 610/2019, que deu origem à lei, foi aprovado pelo Senado em junho. O lúpulo é um dos principais ingredientes usados na fabricação de cerveja. 

Cercada por montanhas e unidades de conservação, a cidade de Teresópolis tem clima temperado marítimo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O clima no município é propício para o desenvolvimento de culturas como a do lúpulo. O cultivo do lúpulo nacional de qualidade pode ajudar a atender à demanda das cervejarias no Brasil, que muitas vezes importam o ingrediente de países como Alemanha, Estados Unidos, República Tcheca e Austrália.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), que relatou o projeto na Comissão de Educação (CE), afirmou que Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. “Nosso país produz aproximadamente 14 bilhões de litros por ano e [esse setor] representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com faturamento de R$ 100 bilhões/ano e geração de 2,7 milhões de empregos".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)