Ponte em Porto Alegre é batizada como Travessia Paixão Côrtes

Da Agência Senado | 12/07/2022, 10h42

Foi sancionada na segunda-feira (11) a lei 14.403, que denomina Travessia Paixão Côrtes a segunda ponte sobre o rio Guaíba na BR-290, no Município de Porto Alegre (RS). A ponte é a maior já construída no estado, com aproximadamente três quilômetros de extensão.

O projeto que deu origem à lei (PL 2568/2019), do deputado federal Sanderson (PSL-RS), teve como relator o senador Lasier Martins (Podemos-RS) e foi aprovado em maio pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado.

João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes — ou apenas Paixão Côrtes, como ficou conhecido — é considerado um ícone da cultura gaúcha. Nascido em 1927, no município de Santana do Livramento, Paixão Côrtes foi doutor em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Colégio de Aplicação e do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisador da cultura sul-rio-grandense, escreveu e editou vários estudos sobre literatura gaúcha. Paixão Côrtes dedicou-se ainda à renovação do gauchismo cívico, à formalização das tradições gaúchas e à militância no movimento tradicionalista.

Para Lasier Martins, a homenagem é “justa e merecida”. Segundo o senador, Paixão Côrtes é “o maior gaúcho de todos os tempos, por sua dedicação à cultura gaúcha e ao movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul”.

Por Raíssa Portela, sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)