Sessão especial celebra Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Da Agência Senado | 07/07/2022, 16h41

O Senado fará sessão especial para homenagear o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra nesta segunda-feira (11), às 10h. O requerimento que pede a homenagem (RQS 496/2022) é da senadora Leila Barros (PDT-DF), com objetivo de celebrar a data e “fomentar o debate sobre a emancipação das mulheres negras e o fim da desigualdade étnico-racial.”

Símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização, Tereza de Benguela, ou ‘‘Rainha Tereza”, viveu no século 18 e assumiu a liderança do quilombo chefiado pelo marido, José Piolho, depois que ele foi assassinado, em Mato Grosso. Tereza apoiou a luta da comunidade negra e indígena contra a escravidão por duas décadas.

O dia 25 de julho foi instituído como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra por lei em 2014. A data foi criada para lembrar a luta das mulheres contra a escravização. 

Leila destaca que, apesar de a população negra e parda ser a maioria no Brasil, é também a que mais sofre com a violação de direitos fundamentais, realidade que encontra raízes no passado escravagista do país. Nesse contexto, as mulheres negras são as maiores vítimas, acrescenta a parlamentar.

“Urge, pois, ainda hoje — inobstante as muitas lutas e algumas conquistas) —, reflexão e discussão sobre as estruturas racistas e patriarcais que, historicamente, têm garantido a manutenção de privilégios em desfavor da população negra, em especial das mulheres negras, em nosso país”, diz no requerimento.

Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)